INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
BOA FORMA

Pilates complementa atividades de atletas

Todos já devem ter ouvido falar no Pilates como uma atividade que proporciona alongamento e fortalecimento muscular, hoje praticado por pessoas de várias faixas etárias e estilos de vida. A novidade, porém, é que o Pilates tem sido procurado por atletas de alto desempenho, que buscam na atividade um complemento para os treinos.

Texto: Marina Morena

O médico oftalmologista Lúcio Moraes, 41 anos, é um dos atletas adeptos à prática. Lúcio diz que sempre praticou esportes na vida. Passou pelo jiu-jitsu, canoagem, futebol e, atualmente, joga tênis. Há dez anos começou a se preparar melhor fisicamente para os esports com o pilates. "Hoje faço pilates três vezes por semana e pratico tênis duas vezes, porque sei da importância da preparação, e o pilates é essencial", explica.

Preparatório
O médico relata que experimentou o maior benefício do pilates nas últimas férias, no mês de janeiro deste ano. Como pretendia esquiar no Canadá, o médico começou um preparatório de exercícios específicos três meses antes de viajar, o que resultou em um ótimo rendimento no esporte, mesmo sem nunca o ter praticado antes.

"Eu comecei a fazer exercícios de pilates que me dariam maior equilíbrio, consciência corporal e força nas regiões mais usadas pelo corpo no esqui, e o resultado foi surpreendente. Esquiei sem problema nenhum, não tive lesões e tudo deu muito certo. Fiquei impressionado porque aqui não tem neve, então eu não tinha costume com o esporte. Sei que me saí bem por causa do preparatório que o pilates me proporcionou".

O novo perfil de alunos faz parte de um grupo seleto de pessoas que descobriu na modalidade a chance de alcançar resultados melhores nas competições e um menor risco de lesões na hora dos treinos. É certo que o Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Além disso, a força e o alongamento são trabalhados de forma que o corpo fica mais forte, saudável e elegante.

"Isso tudo se deve ao maior equilíbrio, melhora na respiração e postura, além do fortalecimento que o Pilates proporciona ao atleta, já que o exercício pode ser considerado uma terapia globalista, que trabalha vários músculos e níveis de atividades de uma só vez", explica a professora de Pilates, Maria Paula Lopes.

Ela relata que os exercícios direcionados para atletas é um pouco diferenciado do que ela aplica em pessoas que não praticam esportes. "Em um atleta a gente direciona e localiza mais a técnica, dependendo do tipo de atividade que a pessoa pratica".

Resultados
O militar reformado Irineu da Silva Mattos, 80, também comprova que o Pilates facilita a vida do atleta. Competidor da modalidade Master de Natação, Irineu compete pelo clube Icaraí, de Niterói (RJ), e pratica Pilates desde 2007. "Desde que comecei com os treinos, meu rendimento foi muito maior. O Pilates complementa a musculação e os próprios treinos de natação", relata o atleta.

Irineu explica que resolveu se dedicar também ao Pilates como atividade física porque soube que a modalidade trabalhava cerca de 500 exercícios de uma só vez. Segundo ele, o exercício recupera o corpo e dá maior vitalidade na hora das competições. "Uma vez estava resfriado e não queria treinar. Como tinha uma competição na véspera, resolvi fazer apenas o pilates, o que foi essencial. Na hora meu corpo se recuperou e eu consegui nadar normalmente", finaliza Mattos.

 

 

 

 

Fonte: (Espaço Vida e Saúde)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail