INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
ALIMENTAÇÃO

Entenda como o estresse pode sabotar a dieta

 

Evite manter junk food em casa especialmente em dias mais estressantes
Thinkstock/Getty Images
Evite manter junk food em casa especialmente em dias mais estressantes

O estresse, mesmo que moderado, pode sabotar a dieta fazendo com o cérebro interprete que a recompensa dada pelo alimento é melhor do que a intenção de comer de forma saudável.

A afirmação parte dos pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, em um estudo publicado no periódico científico Neuron. Os cientistas submeteram 51 pessoas a um questionário em que deveriam dividir os alimentos entre "saborosos" e "saudáveis".

>> MAIS: 14 alimentos que ajudam a secar a barriga

Em seguida, os participantes foram divididos em dois grupos. Um deles foi submetido a uma forma de estresse leve, que consistia em imergir as mãos na água gelada por alguns minutos. Logo depois, a atividade cerebral de todos os participantes foi monitorada enquanto deviam escolher entre duas fotos: uma com um item saboroso e outra com um saudável. 

Os membros do primeiro grupo escolheram os alimentos mais saborosos com mais frequência do que os outros. O exame do cérebro mostrou também que, nessas pessoas sob estresse, a área que influencia o desejo de gratificação estava mais ativa, enquanto aquelas mais ligada aos objetivos de longo tempo, como o emagrecimento, eram menos ativas. 

"Uma estratégia para evitar esse efeito é prevenir o problema, evitando, por exempo, ter em casa junk food especialmente se já sabe que o dia será estressante", diz Silvia Maier, uma das pesquisadoras. 

 

 

Fonte: (IG)

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail