INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
NOTÍCIAS

Conselho Estadual de Educação de Minas publica orientações para planejamento do retorno às aulas

Foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais desta quinta-feira (17) uma série de recomendações do Conselho Estadual de Educação (CEE) para um futuro retorno às aulas mais seguro, a fim de evitar a propagação do novo coronavírus em ambiente escolar. Além de orientar o poder público a investir no distanciamento social e na higiene, o conselho solicita análises sobre a realidade local para que as escolas possam acolher os alunos da melhor maneira. De acordo com o conselho, há mais de 4 milhões de estudantes no Estado.

Entre as recomendações, está o mapeamento dos efeitos da pandemia na comunidade e identificação de alunos e docentes que perderam familiares para a Covid-19, além de uma avaliação formativa dos estudantes do processo de aprendizagem. A intenção é identificar quem tem questões nos estudos ou algum tipo de sofrimento emocional, motivado pela pandemia. 

Há ainda a orientação para que os gestores invistam em água, higiene, lavatórios, máscaras, etc. “Cabe aos respectivos sistemas de ensino e às escolas, à luz de criterioso e consistente diagnóstico, definir as etapas e níveis prioritários no processo gradual de retorno, bem como planejar a reorganização das turmas, dos ambientes internos e externos, da infraestrutura física, dos insumos de proteção (máscaras, termômetro a laser, totens de álcool gel, sabonete líquido, toalha de papel)”, diz trecho do texto.

Para os conselheiros a volta às atividades escolares presenciais deve ser gradual, por grupos, etapas e níveis. Caberá aos gestores trabalhar estratégias para a redução das turmas, reorganizando horários e dias de atendimento presencial.

“É importante priorizar alguns grupos de alunos, como os mais vulneráveis, aqueles cujos pais estão trabalhando, (principalmente em serviços essenciais) e os alunos de final de ciclo (último ano da pré-escola, 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio), que precisam concluir a etapa”, diz o texto.

Viabilidade

Para a coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Denise Romano, as recomendações do CEE são inviáveis no universo da educação pública. Segundo ela, existem 3.600 escolas estaduais no Estado e algumas sequer têm bebedouros adequados para oferecer água de maneira segura aos estudantes.

Salas pequenas e pouco ventiladas e falta de sabão nos banheiros são outros problemas recorrentes das escolas, especialmente nas regiões mais pobres do Estado.

Denise afirma ainda que é preciso fazer uma análise de risco entre os profissionais da educação de todo o Estado antes de definir como será o retorno. “O Governo ainda não fez um levantamento para saber quantos professores e funcionários têm comorbidade”, cobrou.

Ela apontou outra questão: a falta de trabalhadores da limpeza nas escolas para dar conta dos protocolos – o texto do CEE recomenda higienização das dependências da escola, a cada troca de turno, e limpeza de cozinha e banheiros a cada três horas. Há ainda a orientação para que corrimãos, batentes, maçanetas e áreas de maior contato sejam higienizados constantemente.

“Haveria uma exigência muito grande das auxiliares de limpeza, que é uma categoria formada em sua grande maioria por mulheres idosas, porque há muitos anos não concurso público para o setor. E não há profissionais suficientes para dar conta de toda a necessidade”, explicou Denise.

Questionada se já existe um levantamento de quanto deverá ser investido para que as escolas estaduais possam receber estudantes e profissionais em segurança, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) reafirmou que o Governo está avaliando os meios mais seguros para retomada das atividades presenciais nas instituições de ensino, considerando critérios técnicos e científicos.

Disse que está elaborando um protocolo para o retorno seguro, a partir de amplas discussões e estudos realizados e em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). “Reiteramos que as demandas da área da educação são avaliadas criteriosamente e as aulas serão retomadas no momento mais seguro para alunos e profissionais envolvidos”, reafirmou.

 

 

 

Fonte: (Hoje em Dia)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail