INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
VOCÊ SABIA?

Fisioterapia pode ajudar casos de artrite causados pela chikungunya
O mosquito Aedes aegypti é transmissor da febre chikungunya, que pode causa artrite
iStock
O mosquito Aedes aegypti é transmissor da febre chikungunya, que pode causa artrite

Uma das consequências da febre chikungunya, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, é a artrite. A condição é causada pelas fortes dores no corpo provocadas pela febre, que já tem cerca de 40 mil casos no Brasil.

De acordo com o fisioterapeuta Sandro Raad, as dores e inflamações nas articulações são efeitos colaterais comuns da chikungunya. "É um sintoma muito comum", afirmou o médico em entrevista ao iG. "Mas às vezes é só uma dor, e não artrite", alertou.

A artrite é uma inflamação mais aguda de uma ou mais articulações que causam dor e rigidez no músculo. Para os quadros causados pela febre chikungunya, uma boa solução é a fisioterapia.

"Não vai curar esse problema, mas vai ajudar muito a reduzir as dores", diz Saad. Segundo ele, muitos pacientes já estão usando o tratamento para aliviar as dores musculares.

Entretanto, existem algumas regras para que a fisioterapia seja eficaz contra a artrite causada pela chikungunya. "Não é aconselhável fazer o tratamento nos primeiros 30 dias da doença, no pico da doença, porque pode agravar a infecção e a inflamação", explicou Raad. O tratamento é mais eficaz para quem ainda sofre com as dores meses após ter contraído a infecção. "É aconselhável fazer após um ano, para dar uma aliviada", disse.

O processo de recuperação através da fisioterapia pode durar semanas ou meses, dependendo da intensidade do tratamento e levando em consideração a gravidade do quadro. Apesar da doença ser mais comum em pessoas mais velhas, o tratamento é o mesmo para todas as faixas etárias. "Em mais jovens, a recuperação tende a ser mais rápida", explicou Sandro Raad.

 
 
 
 
Fonte: (Último Segundo)

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail