INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
VOCÊ SABIA?

Obesidade é doença e precisa ser tratada! Saiba quando a cirurgia bariátrica deve entrar em cena

Bariátrica Obesidade é doença e precisa ser tratada! Saiba quando a cirurgia bariátrica deve entrar em cena

Emagrecer é muito, muito e muito difícil! Exige disciplina, reeducação alimentar, força de vontade e alguns (talvez, muitos) sacrifícios. O problema é que poucas pessoas estão realmente dispostas a mergulhar de cabeça em uma transformação psicológica e de hábitos de vida, não é mesmo? Mas, é preciso ter em mente que a obesidade é considerada doença crônica e, como toda doença, precisa de tratamento. Caso você negligencie o problema, saiba que o excesso de peso é grave, acarreta uma série de complicações no organismo e, principalmente, encurta o tempo de vida.

 

Exatamente por tudo isso que, há poucos dias, o CFM (Conselho Federal de Medicina) ampliou para 21 o número de doenças associadas à obesidade que podem levar a indicação da cirurgia bariátrica (veja lista completa abaixo). Outra mudança é que a idade mínima para se submeter ao procedimento passou de 18 para 16 anos. Apesar de ser uma excelente notícia para muita gente, é preciso ressaltar que a cirurgia bariátrica não é a primeira alternativa para tratar a obesidade, sabia?

O blog Saúde sem Neura conversou com o cirurgião Marçal Rossi, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, para entender de que forma a nova regra vai beneficiar os brasileiros. Embora o médico esteja feliz com a decisão, ele adverte que o procedimento só deve ser indicado como último recurso.

— Antes de operar o paciente de IMC [Índice de Massa Corporal] entre 35 kg/m² e 40 kg/m² é preciso que ele já tenha passado por tratamento clínico com equipe multidisciplinar por pelo menos dois anos. Além disso, ele também precisa ser obeso há cinco anos.

Se o paciente efetivamente não conseguir emagrecer neste período, aí sim ele pode se tornar um candidato à bariátrica. Segundo o médico, a cirurgia melhora cerca de 80% os quadros de diabetes, asma e incontinência urinária, 90% os casos de dislipidemia, 95% a hipertensão e 98% as doenças do refluxo gástrico e a apneia do sono.

E sabe o que tudo isso representa na vida de um obeso? Redução significativa da quantidade de remédios que toma diariamente, melhora da qualidade de vida assim como da autoestima e mais anos de vida. O resultado é realmente impressionante!

É claro que, como toda cirurgia, há prós e contras, por isso a importância de passar pela avaliação criteriosa do médico. E lembre-se: adotar hábitos saudáveis e entender que devemos nos alimentar com qualidade (e não em quantidade) são atitudes fundamentais para a manutenção do peso. Resumindo, devemos começar a pensar com a cabeça dos magros! (rs)

Veja a lista de doenças que justificam a indicação da cirurgia bariátrica

1. Diabetes tipo 2

2. Apneia do sono

3. Hipertensão arterial

4. Dislipidemia

5. Doença coronária

6.  Osteo-artrites

7. Doenças cardiovasculares (infarto do miocárdio, angina, insuficiência cardíaca congestiva, acidente vascular cerebral, hipertensão e fibrilação atrial, cardiomiopatia dilatada, cor pulmonale e síndrome de hipoventilação)

8. Asma grave não controlada

9. Osteoartroses

10. Hérnias discais

11. Refluxo gastroesofageano com indicação cirúrgica

12. Colecistopatia calculosa

13. Pancreatites agudas de repetição

14. Esteatose hepática

15. Incontinência urinária de esforço na mulher

16. Infertilidade masculina e feminina

17. Disfunção erétil

18. Síndrome dos ovários policísticos

19. Veias varicosas e doença hemorroidária

20. Hipertensão intracraniana idiopática

21. Estigmatização social e depressão

 

 

 

Por: Fabiana Grillo

Fonte: (R7)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail