INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
ONCOLOGIA

Prato com peixe cru pode provocar câncer e já matou mais de 20 mil pessoas

Um prato típico da Tailândia tem chamado a atenção do público, e não pela qualidade ou sabor, mas pelo fato quepode causar câncer em quem o ingerir. Até mesmo uma pequena porção já pode ser preocupante.

 
Koi pla pode causar câncer de fígado

Koi pla pode causar câncer de fígado

REPRODUÇÃO/TWITTER/@TOROOOSZN

Conhecido como koi pla, a receita é composta por um peixe cru moído, com uma mistura de ervas, temperos e suco de limão. Ela é bem popular nas áreas mais pobres do país, principalmente na região de Khon Kaen.

O problema em si não está nos ingredientes, mas no fato do peixe conter inúmeros vermes parasitas vivos que vivem dentro dele. Eles que são os responsáveis por causar o câncer de fígado, um dos tipos que mais causa mortes se não for tratado corretamente.

Estima-se que o prato cancerígeno é a causa de mais de 20.000 óbitos no país todos os anos. Agora, os médicos começaram a alertar a população para que parem de ingerir a iguaria.

"É um fardo muito grande para a saúde por aqui. Mas ninguém sabe disso porque eles morrem silenciosamente, como folhas caindo de uma árvore", afirmou o cirurgião hepático Narong Khuntikeo em entrevista à Agence France-Presse.

Em conjunto de um grupo de pesquisadores, Khuntikeo analisou amostras de urina da população local e constatou que cerca de 80% das pessoas da comunidade ingeriram o parasita letal.

Desde então o profissional firmou uma parceria com o governo local para reeducar os moradores da região, além de desenvolver um currículo escolar que ensina as crianças sobre os riscos dos alimentos crus.

 

Fonte: (R7)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail