INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
MEU BEBÊ

Amamentação: as posições mais confortáveis para você e para o bebê

Amamentar é um dos momentos mais importantes após o nascimento do bebê. Além de alimentá-lo, também contribui para a aproximação entre mãe e filho, favorecendo o desenvolvimento da criança.  "A amamentação carinhosa e terna, e além de propiciar o melhor alimento, faz um reforço amoroso para a vida toda", comenta Hélio Rocha, médico e chefe de serviços de nutrologia pediátrica da UFRJ. 

Escolher um ambiente confortável pode facilitar a amamentação

 

 

Thinkstock Photos
Escolher um ambiente confortável pode facilitar a amamentação

 

 

 

É comum que algumas mães enfrentem dificuldades para se adaptar à amamentação e encontrar a melhor forma de alimentar a criança. Fatores como o ambiente e posição do bebê podem agravar a situação. 

"A posição correta no período de aleitamento materno pode evitar desconfortos como dores nas costas, mamilos machucados, mamas ingurgitadas, má produção de leite e até a recusa do bebê por não conseguir mamar", explica a ginecologista e obstetra Rosa Maria Neme. 

Como conseguir a melhor posição? 

De acordo com Hélio, o primeiro passo é a mãe estar bem apoiada e se sentindo confortável sentada. "O bebê deve estar voltado para a mãe, de forma que a parte da frente do tronco dele toque a parte da frente do tronco materno", orienta. Além disso, as perninhas da criança devem ser colocadas em um nível mais baixo da cabeça e a boca deve ser colocada de forma que o nariz dela fique do lado de cima da mama. 

 "A pressão das gengivas sobre as aréolas junto com a sucção dará melhor resultado na ejeção do leite para dentro da boca do bebê", explica o médico. Quando ele passa a sugar com força e concentração, significa que encontrou a posição certa para aquela mama, que pode não ser exatamente no mesmo ponto do outro peito. 

Outras posições

Acima de tudo, a mãe e o bebê devem se sentir confortáveis durante a mamada. Por isso, outras posições também podem funcionar e ser agradáveis para ambos.  É possível, por exemplo, amamentar deitada. Para isso, o bebê deve ser colocado deitado ao lado da mãe com o apoio de um travesseiro. A cabeça deve ficar sempre mais elevada que o corpo. 

Interação com o bebê

Além de encontrar posição mais adequada, escolher um local calmo e tranquilo também facilita o momento da amamentação. A interação com o bebê também é importante, você pode conversar ou cantar. Isso vai fazer ele se sentir mais acolhido e calmo.

 

 

Fonte: (Delas


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail