INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
MALHAÇÃO

Origem: Saiba de onde vem a força dos músculos. Pesquisadores revelam

Você malha bastante para definir seus músculos e ficar forte e saudável? Mas, você sabe de onde vem a sua força? Foi para responder a essa pergunta que pesquisadores americanos realizaram um estudo e descobriram algo fenomenal.

De acordo com a BBC Brasil, uma equipe de cientistas da Universidade de Washington revelou que a força de um determinado músculo é obtida por meio de uma espécie de malha de células. Isso é um grande avanço na área, pois antes se acreditava que a força viria a partir de células que subiam e desciam, gerando pressão.

Mas, qual é o impacto dessa descoberta? Quando os músculos são flexionados, internamente eles abrem uma malha de células, o que significa que a força se expande em diversas direções e não só de cima para baixo ou vice-versa como se acreditava anteriormente.

Thomas Daniel que faz parte da equipe de pesquisadores da Universidade de Washington afirmou que “este aspecto da geração de força muscular não foi detectado durante décadas e agora está se transformando em uma característica fundamental da nossa compreensão dos aspectos normais e patológicos do músculo”.

O mais incrível é que o coração, que também é um músculo, obtém força também dessa forma. Ou seja, a força que alimenta o coração é obtida de vários ângulos, de uma forma radial. “As forças radiais e de grandes eixos que são geradas podem estar comprometidas de uma forma diferente nas doenças cardíacas e este novo modelo detalhado ajuda a estudar pela primeira vez este tema, em um nível molecular”, afirmou à BBC, Michael Regnier, membro da equipe de Washington.

Essas descobertas vão ajudar tanto às pessoas que trabalham com músculos, como fisiculturistas, atletas e fisioterapeutas, como médicos cardiologistas, no tratamento de problemas cardíacos.

Curiosidades sobre músculos

– Somente no rosto possuímos mais de 30 músculos que nos ajudam a expressar nossos sentimentos. Por exemplo, para chorar são utilizados 42 músculos, já para sorrir são apenas 17;
– Sabe qual é o músculo mais movimentado? São os dos olhos, que se movem mais de 100 mil vezes em um único dia!
– O maior músculo é o do glúteo. Já o menor é o que fica na orelha;
– A maioria dos músculos do corpo humano está ligada aos ossos, são os músculos esqueléticos, mas também existem os lisos e os cardíacos;
– Nosso peso corporal é representado 40% por músculos. São tantos, que possuem 640 nomes;
– Para manter o músculo saudável é preciso oxigênio e nutrição;
– Assim como os ossos se quebram, os músculos se rasgam.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Estudo Prático)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail