INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
MALHAÇÃO

Agachamento é perfeito para o bumbum durinho; faça séries em casa

Saiba como fazer esse exercício - do movimento mais simples ao avançado - para conquistar o bumbum na nuca

Agachamento é o exercício ideal para o bumbum
Divulgação
Agachamento é o exercício ideal para o bumbum

A expressão "bumbum na nuca" já é bastante conhcida entre musas fitness, madrinhas de escola de samba e famosas. E para conquistar o bumbum durinho, não existe exercício mais eficiente do que o agachamento. 

Quem defende o agachamento é o educador físico Renato Ridigolo Silva, da rede de academias Just Fit. "Quer ficar com o bumbum em pé? Então agache!", brinca o profissional. São vários os exercícios para os glúteos, mas nenhum deles é tão completo. "O agachamento, além de trabalhar com uma intensidade excelente nossos membros inferiores, também trabalha muito bem nosso bumbum", completa.

Carioca perde 18 kg em três meses com exercícios em casa: "Nada me cabia"

Como executar?

O movimento é relativamente simples e consiste em flexionar os joelhos e abaixar. Mas é importante executar esse exercício de maneira correta para evitar machucar as articulações.

"Quando for agachar, certifique-se de jogar seu quadril para trás, fazendo com que seus joelhos não ultrapassem a linha das pontas dos seus pés para não sobrecarregar suas articulações", orienta Renato.  Veja os detalhes na imagem: 

Postura correta para o agachamento
Divulgação
Postura correta para o agachamento

O educador indica descer o corpo até que seu joelho forme um ângulo de 90°. Mantenha a posição por 3 segundos, contraindo bem os músculos do bumbum, e retorne para a posição inicial. 

"Você pode fazer de três a quatro séries, com carga suficiente para atingir a fadiga entre 10 e 15 repetições. Já o intervalo de descanso entre uma série e outra podemos deixar de 30 a 60 segundos", indica Renato. Comece sem carga e vá aumentando aos poucos. Você pode segurar pesinhos nas mãos, por exemplo, ou abraçar uma anilha. 

Tipos de agachamento

O exercício ensinado pelo professor da Just Fit é o agachamento livre, mas existem outros tipos, que trabalham outros músculos também. Veja exemplos:

Agachamento sumô

Agachamento sumô
Pinterest
Agachamento sumô

É feito com as pernas afastadas, joelhos apontando para fora. Além de trabalhar glúteos e quadríceps, exige dos músculos da parte interna da coxa. 

Agachamento smith

Máquina para agachamento smith
Pinterest
Máquina para agachamento smith

Movimento feito com a barra. Coloque o peso sobre os ombros e abaixe, flexionando os joelhos, como se fosse sentar em uma cadeira. Cuidado para não apoiar a barra na nuca e causar lesões. Também não "empine" o bumbum para não prejudicar a lombar. 

Nessa mesma máquina é possível fazer outros movimentos, como o afundo

Agachamento terra

Agachamento terra
Reprodução/Instagram
Agachamento terra

Aqui, o corpo é inclinado para frente com os joelhos semiflexionados e abdômen bem contraído, para deixar a coluna reta. Geralmente é feito com uma barra nas mãos. O Exercício também trabalha a parte posterior da coxa

Para quem é mais avançado e treina na academia, vale incrementar o agachamento com outros aparelhos. Quem ensina é César Ribeiro, preparador físico da ProAction Sports. 

Unilateral com fita

Agachamento unilateral trabalha pernas e glúteo
Divulgação
Agachamento unilateral trabalha pernas e glúteo

Fique em pé e segure a fita de suspensão com as duas mãos. Deixe uma perna apoiada no chão, estique a outra e agache, como na foto acima. Troque a perna de apoio e repita o movimento. 

"Quanto mais inclinado e suspenso estiver o corpo, maior será o esforço", comenta César. Faça três séries de 15 repetições e dê 30 segundos de descanso entre uma série e outra. 

Agachamento no bosu

Agachamento no bosu é um desafio a mais
Divulgação
Agachamento no bosu é um desafio a mais

Para complicar um pouquinho a vida, faça o movimento livre no bosu, uma espécia de meia bola. A instabilidade da bola faz com que os músculos sejam ainda mais exigidos. César também indica 15 repetições com 30 segundos de descanso. 

E sempre é importante ressaltar. Antes de fazer agachamento ou qualquer exercício, procure um profissinal de educação física. Atividade sem orientações pode ser arriscada e causar lesões. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Delas)

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail