INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
ESTILO

7 dicas para deixar os cabelos soltos, sem frizz e com mais brilho

Frizz, falta de volume ou um corte pouco atraente são algumas das queixas mais comuns em relação aos cabelos. Para resolver essas questões, geralmente são utilizadas fontes de calor, como secador, chapinha ou babyliss.

Esses acessórios ajudam no visual, mas, quando não são usados ​​corretamente, podem deixar os cabelos secos, quebradiços, sem brilho e sem vitalidade. Especialistas em cabelos, entrevistados pela EFE, dão dicas para deixar os cabelos mais bonitos e bem tratados. Confira:

1. Xampu ideal

Se seus cabelos estão precisando de cuidados, a primeira coisa a fazer é escolher um xampu apropriado, que ajudará a manter os fios limpos e soltos por mais tempo. Porém, essa escolha pode não ser tão simples quanto parece, pois o produto precisa ser adequado às características do cabelo e do couro cabeludo, ou seja, se são mais secos, oleosos, finos, grossos etc.

2. Frequência de lavagem

"O ideal é lavar os cabelos tonalizados duas vezes por semana", explica Yolanda Izquierdo, especialista capilar. "Lavar os fios com muita frequência enfraquece o cabelo, especialmente o couro cabeludo. Além disso, o hábito pode causar coceira, irritação, descamação e excesso de oleosidade ou ressecamento."

3. Massagem leve

Durante a lavagem, recomenda-se fazer uma massagem suave no couro cabeludo, mas sem esfregar. "A fricção excessiva dos fios não ajuda a limpar mais, mas deixa mais difícil desembaraçar os cabelos", afirma Yolanda.

4. Exfoliação capilar

Segundo a expert, a pele do couro cabeludo é "a mais esquecida no que diz respeito aos cuidados capilares". Para manter essa região sempre saudável, Yolanda recomenda realizar uma exfoliação capilar uma ou duas vezes ao mês, com um produto suave e adequado a essa área. "A exfoliação oxigena, elimina resíduos, células mortas e ajuda a reduzir o excesso de oleosidade", diz ela.

5. Capriche na hidratação

"O cabelo seco e difícil de pentear se agrava quando não se faz uma hidratação frequente dos fios", explica Rubén Torres. Ele recomenda o uso de sprays antifrizz para cabelos cacheados e produtos enriquecidos com ácido hialurônico para redefinir e hidratar. É importante também usar óleos de hidratação, máscaras de efeito rápido e espumas hidratantes.

É preciso, ainda, manter uma rotina de hidratação do couro cabeludo. "Quando ele está equilibrado e hidratado, os folículos capilares produzem fios de boa qualidade", diz Patrick Alès, pioneiro na criação de tratamentos inovadores para o haircair, à base de plantas. "Não existe um cabelo bonito sem um couro cabeludo saudável", garante Patrick.

 

 

 

Para essa região, Patrick sugere produtos enriquecidos com óleos essenciais e com ingredientes revitalizantes, que purificam e restauram o equilíbrio do couro cabeludo – e ajudam a contornar problemas como oleosidade excessiva, caspa, sensibilidade, além de melhorar a microcirculação.

6. Proteção contra o calor

O uso frequente de chapinha, secador muito quente e babyliss fragiliza os fios, tornando-os secos, quebradiços e sem brilho. Segundo os especialistas, o ideal é proteger o máximo possível os fios do calor. Assim, quando se utilizar de secador, vale não aproximar demais o aparelho dos fios e alternar a temperatura para finalizar o penteado e não causar danos. No caso das chapinhas, deve-se controlar muito bem o tempo de exposição do couro cabeludo, e sempre usar um protetor térmico antes de expor os fios.

7. Cuidados extras com fios tonalizados

Fran Galán, colorista e hairstylist, afirma que "todo cabelo saudável e bonito passa por uma correta proteção, cuidado e manutenção". Para iluminar e potenciar o brilho, no caso dos fios tonalizados, o especialista indica colorações que misturem os tons mel, trigo e dourado. E destaca que um tratamento à base de colágeno pode ajudar a manter os fios bonitos. "Esse tratamento hidrata e nutre os cabelos, trazendo elasticidade, brilho e força."

Por último, em casos extremos em que o cabelo realmente está muito estragado, Fran recomenda um bom corte. "Pode nem sempre ser a solução mais querida, mas certamente é uma das mais eficientes e necessárias quando os cabelos não têm mais jeito."

 

Fonte: (R7)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail