INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
ESTILO

Estilo de vida saudável pode ajudar na prevenção ao diabetes
Estilo de vida saudável pode ajudar na prevenção ao diabetes

Praticar atividade física e manter o peso sob controle pode reduzir risco de diabetes

Novembro está azul para chamar atenção sobre a importância dos cuidados à saúde do homem e a necessidade de adoção de um estilo de vida saudável para a prevenção do diabetes.

Monumentos nacionais, depois de aderirem ao Outubro Rosa, agora estão iluminados azul. Em Brasília, o Congresso Nacional recebeu a iluminação. No Rio, o Cristo Redentor também está iluminado pela cor. Por lá, o Pão de Açúcar trocou de nome por um dia. Em 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, foi chamado de Pão sem Açúcar. E em João Pessoa, a Unimed iluminou de azul a sede, o Hospital e o Espaço Viver Melhor.A ação faz parte da campanha mundial que chama atenção para a necessidade da mudança de hábitos para se manter distante do diabetes.

O diabetes ocorre quando o corpo não produz insulina ou quando não consegue usar o hormônio adequadamente. Produzida no pâncreas, a insulina transporta a glicose para dentro das células e permite a sua transformação em energia para o funcionamento equilibrado do organismo. Quando não controlado, o aumento de glicose no sangue pode levar a danos nos vasos sanguíneos e nervos, cujas complicações podem ser a disfunção e falência de órgãos como rins, olhos e coração, além de amputações. O diabetes não tem cura, mas pode ser controlado.

HÁBITOS SAUDÁVEIS 

Alimentação rica em gorduras e carboidratos, cigarro e sedentarismo são práticas que fazem parte da rotina de muitos brasileiros. As consequências vão muito além de quilinhos extras e bocejos durante o dia. A falta de cuidado com a saúde impacta diretamente nos fatores de risco para o aparecimento de doenças que podem ser evitadas, como o diabetes. Que tal rever seus hábitos e evitar incômodos e complicações?

-Faça exercícios físicos: Praticar atividade física e manter o peso dentro do limite saudável pode reduzir o risco de desenvolver diabetes. O ideal é dedicar de 30 a 60 minutos aos exercícios físicos todos os dias. Mas se não sobrou tempo, deixe o sedentarismo de lado e coloque o corpo em movimento levantando do sofá para trocar o canal da TV, indo até o colega em vez de mandar um e-mail e optando pelas escadas no lugar do elevador. Em

-Tenha uma alimentação saudável: A dieta rica em gorduras e colesterol aumenta o risco de desenvolver diabetes. Além disso, a ingestão de alimentos com esses ingredientes favorece o acúmulo de calorias, que é um prato cheio para a obesidade (outro fator de risco para o diabetes) e para o aparecimento de diversos problemas de saúde. Ter uma dieta saudável significa priorizar o consumo equilibrado dos grupos alimentares, moderar o consumo de sal, açúcar e gorduras e não se esquecer das fibras, que ajudam o intestino a entrar no ritmo e dão uma sensação de saciedade. Tão importante quanto comer bem é se alimentar de três em três horas. Dessa forma, você evita ataques de gula e não chega com muita fome às próximas refeições.

-Largue o cigarro: As alterações que o fumo provoca no corpo são graves, e para as pessoas com diabetes os riscos são ainda maiores. O cigarro afeta a contração dos vasos sanguíneos, que estimula a progressão das doenças cardiovasculares e pode potencializar as complicações do diabetes. Lembre-se que nunca é tarde demais para jogar o cigarro fora.

-Consulte o seu médico regularmente: As consultas periódicas ao seu médico rendem diagnósticos precoces e tratamentos bem-sucedidos. Assim como o diabetes, várias doenças se manifestam com sintomas diferentes em cada paciente. O olhar atento do profissional de confiança ajudará a decifrá-los com segurança.

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Unimed João Pessoa)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail