INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
DOENÇAS

Covid-19: pacientes relatam sequelas quase dois anos após infecção
Covid-19: pacientes relatam sequelas quase dois anos após infecção Lorena Bueri

Desde o início da pandemia, a covid-19 que afetou milhões de pessoas ao redor do mundo. Embora a maioria dos indivíduos infectados se recupere completamente, uma parte significativa enfrenta o desafio de lidar com as sequelas a longo prazo da doença. 

Na última quarta-feira (05), a apresentadora Mara Maravilha postou em suas redes sociais que está internada para tratar sequelas da covid-19, vale lembrar que a apresentadora teve a segunda infecção pela doença em janeiro de 2022. 

"Depois da Covid, eu continuei tendo muita dor de cabeça, [fui] tomando medicação e essas medicações pegaram meu estômago e sobrecarregaram todos os órgãos do meu corpo". Revelou Mara em um vídeo do seu canal no Youtube


Apresentadora Mara Maravilha é internada em São Paulo. (Foto: reprodução/Instagram/@maramaravilhaoficial)


Quem também teve que tratar sequelas da covid, foi a cantora Joelma no final do ano de 2022. A cantora testou positivo por 5 vezes. 


Cantora Joelma sofreu com as sequelas da covid. (Foto: reprodução/ Instagram/ @joelmaareal)


Sintomas de sequelas da covid-19

Fadiga persistente

Muitos pacientes que se recuperaram da covid-19 relatam fadiga debilitante que persiste por semanas ou até meses após uma infecção inicial. Essa fadiga pode afetar a qualidade de vida e a capacidade de realizar atividades externas.

Dificuldades respiratórias

A doença pode causar lesões aos pulmões, causada por falta de ar e dificuldades respiratórias persistentes. Alguns pacientes podem desenvolver fibrose pulmonar, uma condição em que os tecidos pulmonares se tornam rígidos e cicatrizados, afetando a capacidade de respirar.

Complicações cardíacas

Pacientes relatam terem tido o sistema cardiovascular comprometido, levando a complicações como inflamação do músculo cardíaco (miocardite) e problemas de ritmo cardíaco. Essas complicações podem resultar em sintomas como palpitações, dor no peito e cansaço excessivo.

Dificuldades cognitivas

Alguns indivíduos que se recuperaram da covid-19 relatam dificuldades cognitivas, como problemas de concentração, falta de memória e dificuldades de raciocínio. Esses sintomas são conhecidos como "névoa mental" e podem afetar a função cerebral.

Tratamentos 

Reabilitação pulmonar

Para pacientes com dificuldades respiratórias persistentes, a reabilitação pulmonar pode ser recomendada. Esse tipo de tratamento inclui exercícios controlados, atividade física gradual e técnicas de gerenciamento do estresse para melhorar a capacidade pulmonar e a função respiratória.

Terapia física e ocupacional

Pacientes com sequelas físicas, como fraqueza muscular, dor nas articulações ou dificuldades de mobilidade, podem se beneficiar da terapia física e ocupacional. Essas técnicas ajudam a melhorar a força muscular, a flexibilidade e a retomar as atividades externas.

Acompanhamento médico especializado

É essencial que os pacientes com sequelas da covid-19, sejam acompanhados por profissionais de saúde especializados, como pneumologistas, cardiologistas, neurologistas e psicólogos. Esses especialistas podem avaliar os sintomas, propor tratamentos personalizados e monitorar o progresso ao longo do tempo.

Foto Destaque: Cantora Joelma (à esquerda) e a apresentadora Mara Maravilha (à direita). Reprodução/Instagram/@maramaravilhaoficial/@joelmaareal. 

Fonte: (Lorena)

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail