INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
DOENÇAS

Dor de cabeça do lado esquerdo ou direito tem causas diferentes? E na frente ou atrás?

Dor de cabeça do lado esquerdo ou direito tem causas diferentes? E na frente ou atrás?© MDGRPHCS / Shutterstock Dor de cabeça do lado esquerdo ou direito tem causas diferentes? E na frente ou atrás?

Apesar de ser uma condição muito comum, dor de cabeça não é tudo igual. Pelo contrário, o desconforto pode ser indício de uma enormidade de problemas, dos simples aos mais graves. Por isso, atentar-se às particularidades do incômodo é uma das formas de identificar o que ele está querendo dizer.

Muitas características diferem uma dor da outra, como intensidade, origem do incômodo e região onde a dor se localiza, além, é claro, dos sintomas associados - detalhes importantes, muitas vezes, para o diagnósticos de doenças no corpo humano.

 

 

"Já enxaqueca, por outro lado, seria motivada por acometimentos nos vasos sanguíneos e, por isso, a dor é pulsátil. Existe também uma vertente que liga os neurotransmissores com a dor”, explica sobre diversos tipos de dores na cabeça.

Sendo assim, é possível que diferentes problemas gerem cefaleias em áreas específicas da cabeça.

 

Características da dor de cabeça e suas causas

 

 

Cefaleia secundária

 

Dor de cabeça do lado esquerdo ou direito tem causas diferentes? E na frente ou atrás?© Sebastian Kaulitzki/ShutterStock Dor de cabeça do lado esquerdo ou direito tem causas diferentes? E na frente ou atrás?

No caso da cefaleia secundária, a dor de cabeça aparece como sintoma de outros quadros de saúde, desde sinusite, gripes e resfriados, doenças um pouco mais complexas como a meningite, até doenças neurológicas complexas, como tumores cerebrais e aneurismas. A duração e intensidade das dores variam conforme o tipo e o tratamento das enfermidades.

Tumores e aneurismas

Quando a cefaleia é secundária, alguns critérios são utilizados pelos médicos durante a investigação das possíveis causas para a dor do paciente – especialmente em casos envolvendo suspeita de câncer no cérebro e rompimentos de vasos do órgão.

No caso do segundo, “a dor é muito intensa e é descrita como ‘a pior dor de cabeça da minha vida’ por quem a sente. O incômodo também vem associado a outros problemas neurológicos, como problema na visão, na fala e fraqueza”, detalha o neurocirurgião da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Ainda segundo o médico, a dor de cabeça causada pelo aneurisma costuma aparecer do nada e ser extremamente forte, enquanto a provocada por tumor vem aos poucos e sua intensidade é progressiva.

Dor de cabeça do lado esquerdo ou direito tem causas diferentes? E na frente ou atrás?© fizkes/Shutterstock Dor de cabeça do lado esquerdo ou direito tem causas diferentes? E na frente ou atrás?

“No caso do aneurisma, a sensação é semelhante a uma explosão na cabeça, pois a artéria se rompe. É uma dor muito diferente de qualquer uma que a pessoa já sentiu. Dói a cabeça inteira. O tumor, diferente do aneurisma, cresce paulatinamente. Por isso, é uma dor que vai progredindo. Às vezes, ele comprime um vaso do cérebro e ocorre perda da força do braço ou da minha visão.”

Outros problemas de saúde

Inúmeras outras enfermidades incluem a cefaleia como um dos sintomas principais. A tensão, por exemplo, gera dor na nuca; gripes podem causar dor de cabeça frontal, além de "olhos pesados"; a sinusite gera, além da cefaleia, dor no centro do rosto; vista cansada pode ser identificada por uma sensação de aperto na parte da frente da cabeça em média intensidade, geralmente no fim do dia ou após período de leitura prolongada; e assim por diante.

Desta forma, o ideal é consultar um médio sempre que a dor for anormal, prolongada ou muito forte para identificar sua origem.

 

 

<h2 style="box-sizing: border-box; margin: 0px; padding: 0px 0px 1rem; font-weight: normal; font-family: " segoe="" ui="" semilight",="" "segoe="" wp="" wp",="" ui",="" arial,="" sans-serif;="" font-size:="" 2.8rem;="" line-height:="" 1.214;="" color:="" rgb(51,="" 51,="" 51);"=""> Como tratar dores de cabeça

 

 

Dor de cabeça do lado esquerdo ou direito tem causas diferentes? E na frente ou atrás?© fizkes/Shutterstock Dor de cabeça do lado esquerdo ou direito tem causas diferentes? E na frente ou atrás?

O tratamento mais comum para as cefaleias – primárias ou secundárias – é a administração de remédios com o intuito de encerrar as crises de dor, o que deve ser indicado por um médico.

Dentre eles, há uma categoria de remédios pouco conhecida que pode ajudar na prevenção das crises de dores de cabeça – especialmente nos casos de cefaleias primárias. “Se as crises são muito intensas, ou se passam de três a quatro vezes por mês, existe a indicação de profilaxia da dor com o uso de neurorremedios”, explica Pereira.

Pereira recomenda que, em casos de dores de cabeça, o ideal é que um médico seja procurado a fim de que seja investigado as causas da cefaleia e seu devido tratamento, já que é necessário estudar, no caso das cefaleias secundárias, por exemplo, se a dor está progredindo e por que, dentre outros fatores.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (MSN)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail