INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
ALIMENTAÇÃO

Frutas, posso comer à vontade?

Olá gente bonita!!!

Crescemos ouvindo nossas mães e avós dizendo, “come fruta meu filho!”, “come mais fruta fulaninha!”, “você não comeu nenhuma fruta hoje meniiina!”, e assim por diante, não é mesmo?! Então se eu falar aqui que fruta é bom e que você deve comer, vai dizer “tá bom, isso eu já sei, que tal outro assunto?!”, mas calmaaaaa benhêê, acho que esse é um assunto bem importante, então, vem comigo descobrir quem pode, como e o quanto podemos comer de frutas.

Bom, resolvi trazer esse assunto que para alguns parece tão óbvio e ao mesmo tempo tão rotineiro, mas que para outros é considerado um vilão e uma proibição. “Como assim Nutri?” Seguinte, para quem não sabe, as frutas possuem um açúcar, chamado frutose, algumas possuem mais e outras menos e devido a esse fator, muitas pessoas deixam de consumir ou são orientados por profissionais a deixar de comer, crendo que mantendo elas na rotina, vão ganhar peso ou atrapalhar os objetivos de hipertrofia ou em outros objetivos.

Mas a questão é, frutas não possuem somente frutose, possuem fibras, vitaminas minerais e bioflavonóides (que tem função antioxidante), ou seja, elas são importantes siiiiiiiiim. Ter elas na nossa rotina faz toda diferença. Mas assim como tudo na vida, também é necessário equilíbrio, por exemplo, se seu objetivo é perder peso, precisa apostar nas frutas de baixo índice glicêmico, já se seu objetivo é hipertrofia, pode fazer um balanço, antes do treino consumir uma de baixo índice glicêmico e após o treino comer uma com alto índice glicêmico. Mas caaaalma, sei que talvez alguns me julguem por ter falado isso, tudo depende de pessoa para pessoa e de objetivo para objetivo. Mas lembre-se elas são importantes é essenciais, principalmente para quem faz atividade física, para que haja uma boa recuperação.

E lembrando, assim como qualquer outra coisa, as frutas não devem ser consumidas a vontade, principalmente as de alto índice glicêmico, então cuidado com a lagarteada no sol, com um saco de bergamotas na frente, pois comer descontroladamente, te trará prejuízo dooona boonita! Sei que é maravilhoso, mas devemos saber equilibrar as coisas, ainda mais se tratando da nossa alimentação.

Mas voltando as frutas, uma pergunta comum é “e o suco de frutas?“, com ele, tenha cuidado, já falei sobre isso no post comer a fruta ou tomar o suco?, falei a diferença entre comer a fruta e tomar suco. E em relação as frutas que tem maior teor de frutose, se você estiver com muita vontade de comer uma laranja, por exemplo, coma com o bagaço, tirar o bagaço é tirar fibras, é tirar uma das melhores parte, se quiser comer manga, primeiro, não coma ela inteira, em média 1/4 a 1/3 e adicione uma colherinha de semente de chia, isto reduzira o índice glicêmico.

Viu, podemos de tudo, a chave é fazer um balanço, ter cautela, mas usufruir das coisas boas que a natureza nos oferece. Por um mundo de comida de verdade, menos alimentos em potinhos e em comprimidos e capsulas, comida de verdade é o que queremos.

Texto: Franciele Almeida

 

 

Fonte: (Nutri Fran)

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail