INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
NOTÍCIAS

Ônibus? Hospital? Faculdade? Veja onde uso de máscara ainda não está dispensado na Grande BH

Minas anunciou o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados a partir deste domingo (1º), porém, há ainda situações em que a proteção é recomendada. Neste caso, cada município tem autonomia para decidir as regras de utilização do acessório nos diversos ambientes ou situações.

Na sexta-feira (29), o secretário de Estado da Saúde de Minas disse que desobrigar máscaras é apenas uma recomendação. “É uma orientação para que os municípios tomem a decisão”. O secretário reforçou ainda a vontade individual. “Quem quiser usar, não se sinta constrangido. Quem tem comorbidades, idoso em casa, doenças, ou não se sente ainda confortável, não deixe de usar”, disse.

“Não estamos falando ‘tire a máscara’, estamos falando ‘fique confortável para tirar a máscara’. Não há certo ou errado. Errado é obrigar alguém a ficar sem máscara”, reforçou.

Veja a seguir ambientes, ou situações, em que a máscara ainda é recomendada de acordo com cada município da Grande BH onde a desobrigação já está valendo.

BH

O uso segue obrigatório em todos os serviços de saúde, municipais ou não, nos transportes coletivos e escolares.
Embora instituições de ensino também estejam liberadas, a UFMG decidiu manter a obrigatoriedade do uso de máscaras em seus espaços como medida de prevenção.

Santa Luzia

A obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial ainda será mantida nas seguintes condições: pessoas sintomáticas ou potencialmente em contato com transmissores; pessoas com sintomas de resfriado e gripe; profissionais de saúde em atendimento ao público; imunossuprimidos e indivíduos não vacinados contra a Covid-19 ou com esquema vacinal incompleto. Também fica mantida a recomendação do uso de máscaras em ambientes com aglomeração de pessoas e nos transportes coletivos. 

Sabará

A liberação não é válida para usuários e prestadores de serviços no transporte público coletivo, usuários e profissionais de estabelecimentos de prestação de serviços de saúde, da rede pública ou privada, e profissionais que manuseiam alimentos em estabelecimentos de qualquer natureza.

O uso de máscara em locais fechados segue recomendado também para: pessoas com doenças e comorbidades que podem ser agravadas pela Covid-19, pessoas com sintomas gripais ou casos positivos da doença; locais com potencial de aglomeração, onde não haja ventilação natural; restaurantes e outros serviços de alimentação, que adotem o serviço de self service.

Confins

Não há orientação formal sobre o uso em ambientes hospitalares ou transporte coletivo. O Aeroporto Internacional de BH, que fica no município, por exemplo, desobrigou o uso da máscara no saguão. Porém, segundo a BH Airport, que administra o aeroporto, na sala de embarque e durante os voos, a proteção facial precisa ser mantida.

Contagem

Contagem dispensou, desde sábado (30), o uso obrigatório de máscaras em locais fechados, com exceção de alguns segmentos.

Betim

O decreto que desobriga o uso de máscaras em locais fechados no município não se aplica aos usuários e prestadores de serviços do transporte coletivo municipal e de aplicativos, bem como a locais de prestação de serviços de saúde, tanto da rede pública quanto privada. 

Ribeirão das Neves

A liberação não vale para: usuários e prestadores de serviços no transporte público coletivo; usuários e profissionais nos estabelecimentos de prestação de serviços de saúde, da rede pública ou privada;   profissionais que manuseiam alimentos em estabelecimentos de qualquer natureza; pessoas com sintomas gripais, ou casos positivos de Covid-19, confirmados por teste laboratorial ou que tiveram contato próximo com casos confirmados de COVID-19; e pessoas em locais com potencial de aglomeração, onde não haja ventilação natural. 

Vespasiano

A desobrigação não vale para áreas internas de estabelecimentos e serviços de saúde e transporte coletivo de passageiros, público ou privado.

 

 

Fonte: (Hoje em Dia)

 

 

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail