INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
VOCÊ SABIA?

Dor crônica nas costas atinge 2 em cada 10 brasileiros

Segundo dados extraídos da última Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde conjuntamente com o IBGE, duas em cada dez pessoas acima de 18 anos apresentam dor crônica na coluna. 

A orientação profissional é essencial para tratar os casos de dores persistentes e/ou agudas, entretanto para os casos mais leves algumas pequenas mudanças no cotidiano podem impactar positivamente a vida de quem apresenta dores nessa região.

O estresse é um fator comumente associado a dores pois pode causar inúmeros desconfortos físicos, inclusive dores musculares. O controle do estresse é necessário e poder ser feito através de atividades físicas e terapêuticas. A prática de atividades, associada a uma boa alimentação e sono regulado diminui a tensão muscular, aumenta a qualidade de vida do paciente, reduzindo possíveis dores na coluna.

A prática de alongamentos também é indicada pois fortalece os músculos, aumentando a mobilidade e funcionalidade do corpo e diminuindo o risco de lombalgia. Quanto mais funcional um corpo é, menos dores ele apresenta. 

Escolher um bom travesseiro para dormir também é um fator determinante para evitar o aparecimento de dor nas costas. Pessoas que já apresentam dor crônica devem optar pelo uso de almofadas entre os joelhos para evitar a dor. É recomendado também que durmam de barriga para cima. 

Devido ao aumento do home office - causado pela Covid-19 e as medidas de isolamento social - o número de pessoas que trabalham durante um período prolongado em frente a um computador cresceu. Paralelamente, o quantitativo de estudantes com o mesmo quadro também subiu devido ao fechamento de escolas. Com a volta gradativa a rotina anterior a pandemia, o tempo em frente ao computador deve ser reduzido drasticamente. É necessário também muita atenção a postura apresentada enquanto se faz o uso do equipamento, seja para trabalho, seja para atividades recreativas. 

Caso o desconforto seja recorrente, o médico deve ser procurado para realizar o diagnóstico, prescrevendo um tratamento ideal e específico para o quadro apresentado.

 

Foto destaque: Dor nas costas  Reprodução/ Clínica Sua Imagem

Fonte: (Lorena)

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail