INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
VOCÊ SABIA?

Saiba como se protegerdo frio e reduzir as dores no corpo

No período do ano em que o tempo frio ameaça a maior parte do país, milhões de pessoas que vivem com doenças autoimunes crônicas, como a artrite reumatóide (AR), precisam consultar um médico a respeito do aumento de dores e aumento de sintomas típicos dessa época.

A boa notícia é que, se houver colaboração conjunta de pacientes e profissionais da saúde, o desenvolvimento de um plano de gestão de doenças relacionadas aos tempos de inverno será uma maneira de tornar os dias frios bem menos desconfortáveis.

Os prestadores de cuidados de saúde podem discutir proativamente tópicos úteis com seus pacientes como precauções de segurança, equipamento de inverno essencial e atividade física dentro e fora do tempo inclemente.

No entanto, pesquisas mostram que não é um clima específico que causa dor, mas mudanças no clima local. As pessoas se acostumam com o seu ambiente e, eventualmente, tornam-se sensíveis, independentemente de onde vivem, se eles são suscetíveis a sintomas relacionados com o tempo frio.

Outra razão para um aumento do incômodo e inchaço durante o frio ou tempo úmido é que o ar frio pode causar um aumento na quantidade de espasmos musculares e diminuir a circulação sanguínea, agravando a sensação de dor.

Portanto, enquanto a ciência ainda não entende por que algumas pessoas podem sentir mais dor quando o tempo muda, os profissionais de saúde devem ajudar os pacientes a fazer ajustes de estilo de vida e/ ou medicação de acordo com suas necessidades individuais ao longo do ano.

 

A aplicação de calor nas articulações que são cobertas por tecido mole esparso (por exemplo, mãos e pés) pode ter um benefício substancial para pacientes com artrite. No entanto, autocuidados com as articulações e músculos com calor (ou frio) precisa ser feito com cautela e orientação de um médico.

Em relação às vestimentas, as pessoas devem pensar tanto na funcionalidade (por exemplo, facilidade de abertura e fechamento) quanto na durabilidade (proteção contra intempéries). Apesar de mantê-la quente e seco, itens volumosos ou pesados podem dificultar a facilidade de movimento e até mesmo afetar o equilíbrio.

Além de roupas em camadas, outra sugestão útil de inverno para pacientes com artrite é usar luvas de compressão quentes. De acordo com um estudo de 2014, os sintomas da mão – como dor, rigidez e inchaço – melhoram substancialmente quando luvas de terapia são usadas, embora a melhoria na função da mão seja mínima.

Luvas de compressão variam em estilo e tecnologia. Algumas têm os dedos abertos, outros emitem calor via infravermelho. É importante notar também que as luvas de terapia são geralmente destinadas a fornecer suporte ao invés de calor, o que é útil durante todo o ano.

 

Foto destaque: Dores no corpo podem ser potencializadas no frio. Reprodução/MSCH

Fonte: (Lorena)

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail