INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
VOCÊ SABIA?

Novo método preventivo contra HIV chegará ao Brasil

Em comunicado oficial publicado nesta sexta-feira(18) a organização internacional Unitaid irá financiar a introdução do novo método preventivo contra o vírus HIV no Brasil e na África do Sul. O injetável de ação prolongada protegerá o usuário por oito semanas. Segundo porta-voz da Unitaid, Hervé Verhoosel em Genebra, novo tratamento preventivo inovador será destinado a um público particular: “adolescentes e mulheres jovens da África do Sul. Por serem atualmente as primeiras infectadas pelo vírus HIV, as pessoas trans e homens que fazem sexo com homens no Brasil, que são também o segmento da população altamente afetado”.

A Unitaid explica, que a versão injetável da profilaxia pré-exposição (PrEP) - também chamada de cabotegravir de ação prolongada - é a mais recente inovação na prevenção contra o vírus da HIV.

Segundo o porta-voz, os Estados Unidos e Inglaterra acabaram de aprovar o sistema e custarão aproximadamente 22.000 dólares por pessoa ao ano. Acrescentou: “(...)é por isso que a Unitaid existe e é por isso que negociamos com empresas farmacêuticas para ter os custos mais baixos possível”. De acordo com a organização, a versão injetável demonstrou ser 70% a 90% mais eficiente do que a PrEP oral diária na redução do risco de infecção pelo vírus HIV, sendo necessário apenas seis injeções por ano.

Duas autoridades de saúde nos dois países, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Brasil e a Wits RHI na África do Sul, incluirão esse tratamento nos programas nacionais de saúde sexual. Na África do Sul, adolescentes e mulheres jovens apresentam taxas altas de infecção, na África Subsaariana as mulheres têm o dobro de chance de se infectar com vírus do que os homens.

O ministro da saúde Marcelo Queiroga elogiou: “Graças ao investimento da Unitaid, as comunidades brasileiras desproporcionalmente afetadas pelo HIV serão as primeiras no mundo a se beneficiar deste novo tratamento preventivo”.

Um segundo novo produto de prevenção também terá o projeto piloto na África do Sul: o anel vaginal de dapivirina de 28 dias. Adquiridos pela Viiv e pelo Global Fund, a agência internacional pediu aos laboratórios que adaptem seus preços aos países de baixa renda. Hoje em dia, um milhão de pessoas têm acesso à PrEP, número muito abaixo da meta da Organização das Nações Unidas (ONU).

Vale ressaltar que HIV é a sigla para o vírus da imunodeficiência humana. Enquanto, AIDS é o nome da síndrome Imunodeficiência Humana, transmitida pelo vírus do HIV.

 

Foto Destaque: Seringa e ampola de medicamento. Reprodução/ Adobe Stock

Fonte: (Lorena)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail