INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
VOCÊ SABIA?

Quais as lesões que a covid-19 e a gripe podem causar nos pulmões

Com o decorrer dos últimos dois anos, nos deparamos com muito problemas respiratórios por decorrência do crescimento ou por lesões causadas pelo vírus da covid-19, o que acabou se tornando rotineiro um assunto que não era tão alarmante assim.

Após passarmos pela covid-19 e suas variantes, algo que voltou a preocupar foi o vírus da gripe, visto que todos focaram em um vírus  desconhecido e não se vacinaram contra um vírus já conhecido e que todo ano tem campanhas de vacinação. Mesmo a gripe e a covid sendo vírus diferentes, ambas tem algo em comum, sendo doenças virais respiratórias e com os sintomas bem semelhantes, o que difere um do outro é o teste.

Sabendo que a covid pode deixar lesões graves nos pulmões, a gripe poderia fazer o mesmo? São diversas dúvidas que, ao longo desses anos, vem sendo manifestada, mas a resposta se basiado conforme a mutação do vírus. No início da Covid-19, o processo inflamatório era direto nos pulmões, causando aos pacientes a falta de ar e até os levando aos aparelhos auxiliares para respiração.


Vírus acoplados à parede dos pulmões (Foto: Reprodução/Veja Saúde)


No caso da gripe, as inflamações já são causadas nos brônquios e na garganta, podendo  evoluir para a inflamação dos pulmões, porém isso é mais decorrente em recém-nascidos até a idade de 04 meses, pois eles têm as vias respiratórias congestionadas, não sabendo colocar para fora e, ao inspirar, levam a secreção até os pulmões.

Também existem diversos fatores que  influenciam essa evolução respiratória, como a idade, imunidade e problemas de saúde concomitantes são alguns exemplos. Se o indivíduo foi vacinado ou não, ainda não se altera o fato da evolução. A variante ômicron, que deu um salto em novos casos após uma grande baixa, foi comprovado que não afeta diretamente os pulmões. A variante afeta os brônquios e a garganta, assim como o vírus da gripe, não causando assim lesões no pulmão.

 

Foto destaque: Vírus da Covid-19 nos pulmões. Reprodução/Istoé

Fonte: (Lorena)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail