INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
VOCÊ SABIA?

Tomilho é utilizado em larga escala na cozinha, além de servir como remédio
FICHA TÉCNICA
Nome popular
 
tomilho
Outros nomes
 
timo, thyme
Categoria
 
ervas
Família
 
Labiatae
Gênero
 
Thymus
Espécie
 
Thymus vulgaris
Origem
 
Europa
Tamanho
 
até 30 cm
Substrato
 
areia, composto orgânico e terra
Propagação
 
por muda e por semente
 
Iluminação
sol pleno
 
Rega
pouca água
Quando plantar
primavera
 
Floração
verão
Perfumada
sim
 
Frutos
não comestíveis

O escritor inglês William Shakespeare dizia que a rainha das fadas morava em um pé de tomilho. Se a criatura mágica em questão for a Fada do Dente, faz todo o sentido: do tomilho é extraído o timol, substância usada tanto na fabricação de pasta de dente quanto em antisépticos bucais. Mas os poderes mágicos do tomilho não param por aí. Por seu sabor picante, mentolado e ligeiramente amargo, essa erva tem largo uso na cozinha, emprestando sabor a peixes, carnes, molhos e licores. 

Os “poderes” do tomilho se estendem, claro, à medicina popular. Seu chá ameniza a tosse, alivia cólicas menstruais, facilita a digestão de alimentos gordurosos e pode ser usado no tratamento de asma e bronquite. Para prepará-lo, use folhas e cabinhos de flores frescas, deixadas por alguns minutos em uma xícara de água fervente, e ofereça ao doente três vezes por dia (não é recomendado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando).

O chá de tomilho também diminui a queda de cabelo: aplique o líquido frio enquanto massageia o couro cabeludo, por uns 10 minutos, antes de passar o condicionador. Suas folhas esmagadas viram ainda uma pasta que acelera a cicatrização de pequenos cortes e acalma a coceira causada pela picada de insetos. A planta é uma verdadeira farmácia!

Ao contrário de muitas ervas cultivadas em horta, o tomilho não é anual e tem um ciclo de vida bastante longo se bem cuidado. Semeie em vaso preparado com duas partes de terra, uma de areia e uma de húmus de minhoca ou composto orgânico bem misturados. Mantenha o vaso em local ensolarado e fresco. Regue a planta sempre que notar a terra seca, com mais frequência nas primeiras semanas após o plantio, mas tomando cuidado para evitar o encharcamento, já que o tomilho prefere solo seco.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Minhas Plantas)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail