INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
VIDA SAUDÁVEL

4 Maneiras para Manter sua Saúde Mental

O cérebro humano é o objeto mais extraordinário e complexo do universo que conhecemos: um quilo e meio de tecido que, no seu auge, deixa para trás computadores e sua capacidade “infinita” para a resolução de problemas, inovação e invenção.

Se o corpo é um “templo”, então certamente o cérebro deve ser o “altar”, já que ele gera todos os nossos pensamentos, sentimentos e movimentos.

Doenças cerebrais, como a doença de Huntington, Alzheimer e outras formas de demência demostram quão devastadora é quando o cérebro se degenera, destruindo a mente e as suas muitas capacidades maravilhosas. Obviamente, devemos dar mais atenção para isso, para melhorar tanto a qualidade e quantidade de saúde do cérebro ao longo da vida.

A boa notícia é que grande parte das escolhas de estilo de vida que são saudáveis para o corpo também são saudáveis para o cérebro. No entanto, existem alguns fatores que são particularmente benéficos para o cérebro. Aqui está uma lista com quatro pilares para a saúde do cérebro da mente.

 

1 – Ser ativo fisicamente

saudavel-fisicamente

Esta é uma recomendação um tanto óbvia. Todos sabem que a atividade física é boa para o corpo. Mas nem todos percebem o quanto a atividade física aumenta a saúde do cérebro.

O cérebro e o corpo estão em comunicação bidireccional dinâmica constante. Atividade física pode resultar em músculos e então liberar moléculas benéficas que atingem o cérebro, bem como aumentar a circulação de sangue para o cérebro, induzindo a formação de novas células cerebrais (neurônios) e conexões (sinapses) entre eles.

Altos níveis de atividade física podem ajudar na proteção contra doenças cerebrais, como Alzheimer e outras formas de degeneração cerebral. Existe também evidência de que a actividade física pode ajudar na proteção contra a depressão e outros distúrbios cerebrais.

 

2 – Ser ativo mentalmente

cerebro-saudavel

Duas das regras principais da plasticidade cerebral (alterações no cérebro) parecem ser “use-o ou perca-o” e “neurônios que lutam juntos permanecem juntos”. Há também algumas evidências de que as pessoas que mantêm níveis mais elevados de atividade cognitiva (mental) pode estar mais protegidas contra a doença de Alzheimer e outras formas de demência.

Junto com a atividade física, a estimulação cognitiva pode ajudar a construir áreas cerebrais que irão compensar o desgaste de envelhecimento do cérebro. Não é possível dizer com precisão qual é o estilo de vida mais importante. Mas gastar muito tempo assistindo televisão, por exemplo, será um uma dupla redução da atividade física e mental, e pode ser um fator de risco.

Então, qual atividade estimularia a mente? Esta é uma escolha muito pessoal, uma vez que terá de ser algo que você possa continuar a fazer não apenas por dias e semanas, mas por meses e anos, a fim de ter benefícios de longo prazo. Ou seja, deve ser um estilo de vida.

 

3 – Alimentos saudáveis

comida-saudavel

Sem dúvida você sabe que isso é bom para o corpo, mas você sabia que dieta equilibrada e nutritiva também saudável para o cérebro?

A maior parte dos nutrientes dos alimentos circulam no cérebro através da corrente sanguínea. Assim, uma dieta saudável pode melhorar diretamente a saúde das células cerebrais e pode até retardar o envelhecimento do cérebro.

Além disso, ao melhorar a saúde do corpo, o cérebro pode se beneficiar através do coração e do sistema cardiovascular, o sistema imunológico e outros sistemas fisiológicos que têm impacto sobre o sistema nervoso.

 

4 – Não se estresse demais

não-se-estresse

O corpo humano, incluindo, claro, o cérebro, tem evoluído ao longo de muitos milhares de anos.

O século 21 imprime estilo de vida que resultam em estresse crônico excessivo. Isto pode, eventualmente, ser tóxico para o corpo e especialmente ruim para o cérebro, porque partes dele são absolutamente carregado com “receptores de estresse” sensíveis.

Além do mais, algumas pessoas são geneticamente mais vulneráveis ao estresse, enquanto outras são naturalmente mais resistentes. Esses fatores inatos também causam impacto à respostas ao estresse.

Diversas opções de estilo de vida podem ajudar-nos a lidar melhor com o estresse crônico excessivo. Atividades de redução de estresse, tais como “mindfulness” e meditação estão se tornando cada vez mais popular, muitas vezes sendo prescritas por profissionais de saúde.

O exercício físico e ter uma noite de sono saudável também pode ajudar as pessoas a lidar com o estresse. Cada um pode encontrar a melhor solução contra o estresse que lhe caber.

Temos que cuidar de cada órgão de nosso corpo. Ter uma saúde é realmente fundamental para uma vida plena. No entanto, o cérebro é o protagonista de nossa existência na terra. Por isso, merece realmente uma grande atenção.

 

 

 

 

Fonte: (Biosom)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail