INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
VIDA SAUDÁVEL

Trocar arroz e batatas por lentilhas diminui drasticamente o açúcar no sangue

Um novo estudo sugere que trocar batatas, arroz ou outros grãos ricos em amido por lentilhas frescas e outras leguminosas pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em mais de 20%.

A pesquisa vem da Universidade de Guelph, no Canadá, e foi conduzida pela professora Alison Duncan no Departamento de Saúde Humana e Ciências da Nutrição. Sua pesquisa descobriu que substituir apenas meia porção de amido por leguminosas como as lentilhas pode fazer uma diferença drástica em como seu corpo responde aos carboidratos em primeiro lugar.

A troca de meia porção pode ajudar a reduzir a glicose no sangue em até 20%, enquanto a escolha de uma porção completa de lentilhas em vez da batata reduz em até 35% os níveis de açúcar no sangue. É uma descoberta que adiciona mais peso aos benefícios substanciais para a saúde das leguminosas.

Além de serem convenientes, acessíveis e incrivelmente versáteis, as leguminosas são repletas de fibras, vitaminas, minerais essenciais e proteínas vegetais, além de seus altos níveis antioxidantes. Elas também são ecologicamente corretas, porque exigem menos água do que outras fontes de proteína e enriquecem o solo em que são cultivadas.

No último estudo, publicado no Journal of Nutrition, os pesquisadores testaram os níveis de açúcar no sangue de 24 adultos saudáveis alimentados com quatro pratos durante todo o experimento: arroz branco apenas, uma mistura de arroz branco e lentilhas verdes maiores, arroz branco e lentilhas verdes menores, e uma combinação de arroz branco misturado com lentilhas vermelhas.

A equipe de pesquisadores mediu os níveis de glicose no sangue antes e duas horas depois de comer, e depois repetiu o teste novamente, acrescentando batatas à mesma mistura de lentilhas e arroz.

As contagens de açúcar caíram de forma semelhante mesmo quando apenas metade do amido foi substituído por qualquer um dos três tipos de lentilhas. Acontece que as leguminosas podem ajudar a digestão ao retardar o processo e a taxa na qual o açúcar dos amidos é liberado na corrente sanguínea de uma pessoa.

Comer leguminosas pode ajudar a reduzir o risco de níveis elevados de glicose no sangue por longos períodos de tempo, o que é um risco significativo de desenvolver diabetes tipo 2.

O perfil nutricional único das leguminosas ajuda a controlar os níveis de açúcar e insulina no sangue, regular a fome e promover bactérias intestinais saudáveis, enquanto aumenta a ingestão total de nutrientes. Isso traz muitos benefícios, especialmente para um alimento que é muito saciante.

Outros estudos já descobriram que pessoas que se alimentam de leguminosas regularmente têm maior consumo geral de nutrientes, incluindo nutrientes importantes que muitas pessoas tendem a não ingerir, como fibras, potássio, zinco, magnésio, folato, tiamina e vitamina B6.

 

 

 

 

Fonte: (Mundo Boa Forma)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail