INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
SAÚDE DA MULHER

Pesadelos na gravidez

Os pesadelos na gravidez podem ser causados ​​pelo acúmulo de emoções que a mãe sente antes de trazer seu filho ao mundo. O que você pode fazer para lidar com eles?

Ter pesadelos na gravidez ou sentir nervosismo durante a noite pode ser uma preocupação para as mulheres grávidas. Esta não é uma situação estranha, muitas mulheres alegam ter sonhos perturbadores mais regularmente que o normal.

Esse fenômeno se deve ao fato de que, no período de gestação, os sentimentos estão à flor da pele e há uma maior sensibilidade psíquica.

As gestantes experimentam grande felicidade por causa da chegada do bebê e, ao mesmo tempo, sentem um acúmulo de medos e inseguranças. São preocupações sobre como será o momento do nascimento, se o bebê terá boa saúde e, até mesmo, como a mulher será como mãe.

Causas dos pesadelos na gravidez

Preocupações, lembranças e, até mesmo, situações vivenciadas no dia se misturam às alterações hormonais e emocionais da gravidez, que influenciam diretamente a qualidade do sono.

Isso aumenta à medida que a data do parto se aproxima e o desejo de que tudo aconteça sem complicações se intensifica. O desejo de que o bebê nasça sem problemas faz com que o terceiro trimestre de gestação seja o período em que os pesadelos podem se tornar mais recorrentes na gravidez.

Esses sonhos não são aleatórios. Trata-se de construções que o nosso subconsciente realiza utilizando nossos medos e inseguranças que, nesse momento de tamanha sensibilidade, emergem e se refletem na forma de pesadelos.

Tudo isso vai gerando na futura mamãe questões maternas sobre a sua capacidade como mulher antes do novo papel a ser exercido, as condições em que seu filho virá e a mudança radical que sua vida terá a partir daquele momento.

Assim, embora a experiência de cada mulher seja única, a maioria dos pesadelos na gravidez representa o medo da mãe de um novo e importante estágio em sua vida.

Causas dos pesadelos na gravidez

 

O que esses pesadelos podem significar?

  • Dúvidas ou preocupações sobre o momento do parto ou sobre o correto desenvolvimento e bem-estar do bebê.
  • Inseguranças sobre as próprias capacidades e responsabilidades para enfrentar esse novo papel de mãe.
  • Memórias de emoções vividas durante seus dias como filha.
  • Situações dolorosas armazenadas no inconsciente, que emergem devido a essas novas mudanças em sua vida.
  • Medos sobre o futuro emocional ou econômico com o parceiro e a chegada do bebê.

Além disso, é importante notar que o parceiro ou relacionamentos antigos podem ser outro elemento recorrente nos sonhos, o produto da ansiedade e das mudanças no corpo –  medo de ficar menos atraente, por exemplo.

Um dos principais sintomas é a aceleração da respiração e do batimento cardíaco. Isso cria uma sensação de mal-estar que pode impedi-la de voltar a dormir devido ao medo de ter outro pesadelo.

Mas não há necessidade de se preocupar. Os pesadelos na gravidez são normais e não implicam nenhum problema de saúde para o bebê ou para a mãe. Estes expressam apenas preocupações que toda mulher pode sentir ao enfrentar esse importante estágio de sua vida.

“Esses sonhos são construções que o subconsciente faz dos nossos medos e inseguranças. Nesse momento de tamanha sensibilidade, eles emergem e se refletem na forma de pesadelos”.

O que você pode fazer se tiver pesadelos durante a gravidez?

  • É sempre aconselhável conversar com alguém da sua confiança: seu parceiro, amigos ou familiares que possam ajudá-la a descobrir a origem do desconforto que se reflete no sonho e a aliviar todas as suas preocupações.
  • Procure um especialista para se manter informada sobre os processos físicos que ocorrem, tanto para você quanto para o bebê, durante a gravidez. Isso te ajudará a se sentir segura sabendo que tudo está fluindo normalmente.
O que você pode fazer se tiver pesadelos durante a gravidez?

 

  • Para um melhor descanso, é sempre aconselhável se alimentar de forma leve à noite para evitar uma possível acidez ou peso no estômago na hora do sono. Também não é bom beber bebidas com cafeína que afetam o sono.
  • Medicamentos para dormir devem ser evitados. Estes são contraindicados durante a gravidez. Se você ainda acha que pode precisar de um medicamento, converse com um especialista.

Mesmo depois que o bebê chegar, os pesadelos podem acontecer, já que algum sentimento de insegurança ainda pode estar presente. Não há nada com o que se preocupar, pois eles vão diminuir com o tempo.

O mistério dos sonhos sempre será muito interessante para nós. As futuras mamães certamente não terão apenas pesadelos na gravidez. O mais provável é que a idealização da nova vida junto com o seu bebê roube o protagonismo de seus encontros com Morfeu.

Talvez hoje você tenha uma noite ruim, mas quando estiver com seu filho nos braços, saberá que seu sonho mais precioso se tornou realidade.

 

Fonte: (Sou Mamãe)

 

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail