INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
ONCOLOGIA

Prevenção do câncer: 5 hábitos que podem diminuir os riscos da doença
Alguns hábitos saudáveis ajudam a evitar diversos tipos de câncer

Alguns hábitos saudáveis ajudam a evitar diversos tipos de câncer

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o câncer é responsável por aproximadamente 9 milhões de mortes ao ano, sendo a segunda principal causa de óbitos no mundo. Cerca de um terço dos casos de câncer estão relacionados ao estilo de vida e a relação com alguns fatores de risco, como sedentarismo, alimentação inadequada e uso de drogas, como o álcool e o tabaco. É por isso que a mudança de hábito pode diminuir os riscos de desenvolvimento da doença. Descubra abaixo!

1) Alimentação equilibrada protege contra o câncer

Trocar os alimentos ultraprocessados, industrializados e ricos em açúcares e gorduras pode até ser difícil, mas é a melhor forma de prevenir alguns tipos de câncer. Estudos apontam que uma alimentação desequilibrada favorece o estresse oxidativo das células do organismo. Por outro lado, uma dieta rica e equilibrada ajuda a fortalecer o corpo: legumes, frutas, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas auxiliam no controle dos radicais livres e diminuem as chances de um crescimento desorganizado de células, que formam os tumores observados nos casos de câncer.

2) Não fume e evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas

O cigarro é um dos grandes responsáveis pelos casos de câncer. Ao fumar apenas um cigarro, a pessoa inala mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas, que podem causar tumores na boca, faringe, laringe, esôfago e pulmão. O álcool consumido em qualquer quantidade é considerado um fator de risco para câncer, principalmente de fígado. O risco é ainda maior para as pessoas que usam as duas substâncias simultaneamente.

3) Proteja-se dos raios UVA e UVB para evitar o câncer de pele

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a cada ano são registrados aproximadamente 180 mil novos casos de câncer de pele. Esse tipo de câncer corresponde a 33% de todos os casos da doença no Brasil, mas pode ser prevenido com medidas simples de proteção ao sol. A SBD recomenda evitar a exposição ao sol entre às 10 e 16 horas, período em que os raios ultravioletas são mais intensos, e sempre usar filtro solar, de preferência com o fator de proteção acima de 30.

4) Pratique atividades físicas

O sedentarismo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o quarto maior fator de risco de mortes no mundo. A falta de uma rotina de exercícios está associada ao surgimento de diversos tipos de câncer, como os de cólon e de mama. Engana-se quem pensa que ir a academia é a única forma de combater o sedentarismo: medidas simples, como trocar o elevador pelas escadas, caminhar, andar de bicicleta e dançar são formas alternativas de garantir um corpo mais saudável.

5) Faça check-ups frequentes

Descobrir o câncer em estágios iniciais é fundamental para o tratamento e pode definitivamente aumentar as chances de cura. Por isso, é indispensável a realização periódica de exames que detectam a doença, como os exames de mama e preventivo, no caso das mulheres, e exame de próstata, no caso dos homens.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Cuidados Mil)

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail