INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
ONCOLOGIA

Novo exame poderá ajudar muito no tratamento do câncer de mama futuramente

Um teste de DNA do tumor de mama poderia ajudar os médicos a identificar se as células cancerígenas ainda estão no sangue da paciente e determinar se um tratamento está funcionando ou não, guiando assim o processo de cura do câncer de mama.

O procedimento teria ainda o potencial de reduzir tratamentos adicionais desnecessários para a doença, segundo sugere um novo estudo, publicado no periódico científico Science Translational Medicine.

Atualmente, a mulher pode fazer quimioterapia para destruir as células cancerígenas. Se o tratamento funcionar bem, é possível que ela não precise da cirurgia. Cerca de um terço das pacientes que fazem a operação após a quimio não mostram sinais de câncer residual, o que indica que o procedimento pode não ter sido necessário.

Mas até o momento não há como dizer com certeza se existem células cancerígenas no sangue sem fazer a cirurgia, explica Muhammed Murtaza, autor do trabalho científico.

Murtaza disse que sua equipe esperava criar um teste que pudesse ser realizado antes e depois da quimioterapia para prever quais mulheres precisariam ou não de cirurgia. Foi desenvolvido então um exame personalizado que poderia detectar o DNA do tumor circulante (ctDNA) usando apenas uma amostra de sangue.

O teste usa DNA de um pedaço do tumor retirado quando o câncer de mama é diagnosticado pela primeira vez. Desde o recebimento da amostra, o tempo de resposta para criar o teste individualizado leva de três a quatro semanas.

Os cientistas aplicaram o método em 33 mulheres, com idades entre 40 e 70 anos, com câncer de mama. Seus cânceres foram diagnosticados como estágio 1 a 3, e nenhuma apresentava metástase. As participantes foram acompanhadas por vários meses desde o diagnóstico até o momento da cirurgia para remoção do tumor.

Nas mulheres que responderam bem à quimioterapia, o novo teste mostrou uma diminuição de 96% no ctDNA. Aquelas que ainda tinham evidências de câncer de mama mostraram apenas uma redução de 77%, sugerindo que o exame será útil para orientar o tratamento do câncer.

O líder da pesquisa afirma que o método poderia no futuro monitorar com precisão a resposta ao tratamento em mulheres com câncer de mama em estágio inicial e diz acreditar estar no caminho certo para prever com precisão a doença residual nessas pacientes.

 

<h2 style="box-sizing: border-box; margin: 0px; padding: 0px 0px 1rem; font-weight: normal; font-family: " segoe="" ui="" semilight",="" "segoe="" wp="" wp",="" ui",="" arial,="" sans-serif;="" font-size:="" 2.8rem;="" line-height:="" 1.214;="" color:="" rgb(51,="" 51,="" 51);"=""> O que você precisa saber sobre câncer de mama

 

 

 

Fonte: (MSN)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail