INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
ODONTOLOGIA

Entenda como a saúde bucal afeta o bem-estar do seu corpo

Como outras áreas do corpo, a boca está repleta de bactérias – principalmente inofensivas. A região é o ponto de entrada para o sistema digestivo e o sistema respiratório, e algumas dessas bactérias podem causar doenças.

Normalmente, as defesas naturais do corpo e os bons cuidados com a saúde bucal, como escovação diária e uso do fio dental, mantêm as bactérias sob controle. No entanto, sem uma higiene oral adequada, as bactérias podem atingir níveis que podem levar a infecções orais, como cáries e doenças gengivais.

Além disso, certos medicamentos – como descongestionantes, antiistamínicos, analgésicos, diuréticos e antidepressivos – podem reduzir o fluxo de saliva. A saliva lava os alimentos e neutraliza os ácidos produzidos pelas bactérias na boca, ajudando a protegê-lo dos micróbios que se multiplicam e levam à doença.

Estudos sugerem que bactérias orais e a inflamação associada a uma forma grave de doença gengival (periodontite) podem desempenhar um papel em algumas condições. E certas doenças, como diabetes e HIV/AIDS, podem diminuir a resistência do corpo à infecção, tornando os problemas mais graves de saúde bucal.

ENDOCARDITE

Essa infecção do revestimento interno das câmaras ou válvulas cardíacas (endocárdio) geralmente ocorre quando bactérias ou outros germes de outra parte do corpo, como a boca, se espalham pela corrente sanguínea e se ligam a certas áreas do coração.

DOENÇA CARDIOVASCULAR

Embora a conexão não seja totalmente compreendida, algumas pesquisas sugerem que derrame, doenças cardíacas e artérias entupidas podem estar ligadas à inflamação e infecções que as bactérias orais podem causar.

COMPLICAÇÃO DA GRAVIDEZ E DO PARTO

A periodontite tem sido associada ao parto prematuro e ao baixo peso ao nascer.

PNEUMONIA

Certas bactérias na boca podem ser puxadas para os pulmões, causando pneumonia e outras doenças respiratórias.

Outros problemas que podem estar ligadas à saúde bucal incluem distúrbios alimentares, artrite reumatóide, certos cânceres e um distúrbio do sistema imunológico que causa boca seca (Síndrome de Sjogren).

É fundamental que a pessoa informe ao seu dentista sobre os medicamentos que toma e sobre mudanças na saúde geral, especialmente se esteve doente recentemente ou tem uma condição crônica, como diabetes.

Para proteger a saúde bucal, a prática de uma boa higiene bucal diariamente é primordial. O ideal é escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia por dois minutos e utilizar uma escova de cerdas macias e creme dental com flúor. Passar fio dental diariamente e usar enxaguante bucal para remover as partículas de alimentos deixadas após a escovação e uso do fio dental também é importante.

Ter uma dieta saudável e limitar os alimentos e bebidas açucaradas ajuda no cuidado dentário. Substituir a escova a cada três ou quatro meses, ou mais cedo, se as cerdas estiverem espalhadas ou desgastadas. Agendar check-ups e limpezas dentárias regulares.

Por fim, evitar o uso de tabaco é indicado, além de entrar em contato com um dentista assim que surgir um problema no local. Cuidar da saúde bucal é um investimento na saúde geral, mental e física.

Foto destaque: A importância dos cuidados com a saúde dental. (Reprodução/UPK)

Fonte: (Lorena)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail