INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
ODONTOLOGIA

Ir ao dentista: entenda a importância

É comum ver pessoas que se organizam para marcar todos os seus check ups juntos, normalmente realizados uma vez por ano, para que todos os exames possam ser feitos. Entretanto, muitas vezes, acabam deixando o dentista de lado.

O recomendado é que as consultas preventivas sejam feitas ao menos uma vez por semestre. A saúde bucal é mais que uma questão estética, pois os cuidados básicos de higienização são valiosos para uma boca saudável.

Por esse motivo, o convênio dentário pode ser benéfico, como uma forma de não deixar que a avaliação com o profissional se torne algo tão esporádico, evitando que ela seja realizada apenas nos momentos de desespero. 

Primeira consulta

Talvez o primeiro contato com o dentista possa parecer um pouco assustador e é isso que está te mantendo longe dele por tanto tempo. O importante, entretanto, é não deixar esse medo impedir que você tenha um sorriso bonito o tempo todo.

Por isso, ao marcar a avaliação, o dentista verifica o seu histórico dental completo. É interessante avisá-lo, caso seja necessário, de uma possível gravidez (ou se está planejando engravidar logo) ou se possui alguma doença, como diabete, doenças cardíacas ou câncer.

Dessa forma, ele consegue fazer uma avaliação completa e saber quais são as melhores maneiras de realizar o tratamento. Caso seja necessário, ele pode pedir que seja tirada uma radiografia da boca, sendo possível analisar todos os dentes, inclusive, aqueles que ainda não nasceram.

Normalmente, uma consulta com o dentista do convênio dentário exige algumas etapas, são elas: 

  • Limpeza completa;
  • Exame minucioso;
  • Radiografias (caso necessário);
  • Medidas preventivas.

Sendo assim, nesse primeiro momento é avaliada a presença de cáries e o estado em que se encontra a gengiva, como está a salivação e a movimentação do maxilar. Logo na primeira consulta já é possível realizar uma limpeza completa pelo convênio dentário.

Entretanto, não basta apenas ir ao dentista duas vezes por ano. É preciso manter uma rotina diária de higienização baseada em no mínimo três escovações por dia, e também o uso do fio dental diariamente.

Para que a higienização seja eficiente, ela deve ser feita da maneira correta. Por isso, o profissional, muitas vezes, pede para que o paciente mostre como ele realiza a escovação, a fim de corrigir as possíveis falhas.

Em média, é preciso que cada escovação dure cerca de dois minutos, além de ter a certeza de que todas as superfícies do dente foram alcançadas, como a gengiva e a língua. O fio dental serve como suporte no sentido em que muitas vezes, alguns restos de alimentos ficam presos entre os dentes, em lugares que a escova não consegue chegar.

A limpeza completa tem como principal objetivo limpar os dentes mais a fundo, utilizando-se de escovas de maior alcance e flúor. Dessa forma, é possível eliminar a placa bacteriana por completo. 

Além disso, é possível realizar obturações, caso o paciente tenha alguma cárie. Há também a aplicação de flúor, que previne a desmineralização dos dentes, que é a causa das cáries.

Próximas consultas ao Dentista

Caso a sua boca esteja saudável, o recomendável é que retorne com o dentista em um período entre quatro e seis meses. Entretanto, caso você tenha problemas mais graves que cáries e tártaro, por exemplo, e que o tratamento leve mais tempo, as suas visitas ao profissional serão mais frequentes.

Além disso, o dentista que realizou a primeira avaliação por meio  do convênio dentário, pode indicar que você procure um especialista em alguma área dentro da odontologia. Afinal, elas são várias, exatamente para que os profissionais possam focar em problemas específicos e saber exatamente qual é a melhor maneira de realizar o tratamento.

São muitas as áreas com as quais a odontologia trabalha, mas as principais delas são:

  • Odontopediatria: responsável pela saúde bucal das crianças, desde o nascimento até a adolescência;
  • Implantodontia: responsável pela anexação do implante na mandíbula ou no maxilar;
  • Ortodontia: responsável pela prevenção e correção no alinhamento dos dentes;
  • Periodontia: responsável pelos tecidos que ficam ao redor dos dentes, fornecendo suporte a eles.

Caso a recomendação seja para que você procure um especialista em alguma dessas áreas, é importante que isso seja feito o quanto antes, para que o tratamento possa ser continuado da melhor maneira possível. 

Dessa forma, com a combinação de um bom profissional e de uma higienização diária eficiente, é possível estar prevenido de diversas doenças, além de manter o sorriso sempre bonito.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Boa Consulta)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail