INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
ODONTOLOGIA

Saiba o que fazer se sofrer uma queimadura (pasta de dente nem pensar)

A água fervendo que derramou no braço, a panela quente que você pegou na mão sem querer, a comida pelando que caiu do prato… Basta um descuido e as tarefas mais corriqueiras podem provocar queimaduras graves. Nossa pele é mesmo bem sensível ao calor.

E aí, a gente sempre lembra daquelas crenças populares: “Coloca pasta de dente no local da queimadura, passa um pouco de manteiga, põe gelo…”. Não, não e não! Não tente nada disso em casa porque queimadura é coisa séria e o resultado pode ser bem pior.

Para entender o que se deve fazer (e não fazer) nessas situações, confira as dicas dos médicos especialistas.

Primeiros socorros para queimaduras

Se for uma queimadura de 1º ou 2º grau, resfrie a lesão. Você pode usar água corrente ou panos umedecidos. “Além de diminuir a dor, você corta o calor residual, que pode continuar a provocar danos mesmo após a interrupção do contato com o agente causador”, diz a dra. Claudia.

Caso haja formação de bolha, jamais estoure. “A bolha funciona como curativo biológico, ajuda na cicatrização e previne infecção no local”, aponta a dra. Fabiane.

E se a queimadura tiver sido por cima da roupa, não tente puxar o tecido. “A recomendação é molhar o local e ir para o pronto socorro dessa maneira, para evitar que a pele seja arrancada na tentativa de retirar a vestimenta”, orienta a dermatologista. 

Como saber se devo procurar ajuda

“Nas queimaduras graves há formação de bolhas, aparecem placas brancas ou escuras sem dor”, aponta a dermatologista Fabiane. Nesses casos, é fundamental ir ao pronto socorro.

Outras situações que pedem pronto atendimento são queimaduras na face, mãos, pés, genitália e se elas forem causadas por fonte elétrica ou se atingirem as vias aéreas superiores. Lembrando que crianças e idosos devem ser avaliados por um médico, mesmo que a situação não pareça grave no momento.

“É importante também ser avaliada para saber se há necessidade de um cuidado mais específico e se será preciso tomar alguma dose de vacina antitetânica”, aconselha a dra. Fabiane.

Os perigos de não tratar as queimaduras corretamente

“Nas queimaduras mais simples, o principal perigo é a contaminação da ferida com bactérias, levando a uma infecção do local acometido”, afirma a dra. Fabiane. E ela ainda diz que se os cuidados necessários não forem tomados, a cicatriz também pode ficar pior.

E o mais importante: não tratar de forma correta as queimaduras de 2º grau profundo e 3º grau pode colocar em risco a vida do paciente.

 

Fonte: (MSN)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail