As razões que motivam a extração de um ou mais dentes estão relacionadas, na maioria das vezes, às cáries, traumas ou posicionamento incorreto dos dentes, segundo informações de especialistas. E para reduzir o desconforto do paciente, na hora da cirurgia, são utilizadas técnicas cada vez mais modernas. Mas o pós-operatório também exige cuidados, que ajudam na recuperação mais rápida e eficiente. A dentista Rosane Menezes Faria, da Caixa Seguradora Odonto, listou cinco dicas essencias. Confira: 

01. Repouso total e compressa com gelo: Segundo Rosane, após a extração de um dente, é imprescindível repousar e evitar calor do sol e do fogão por alguns dias para não estimular a circulação sanguínea no local operado e, consequentemente, acarretar problemas como sangramento e infecções. A compressa com gelo ou bolsa térmica gelada nas primeiras 24 horas também é muito importante para evitar ou diminuir o inchaço. "A baixa temperatura, provocada pela aplicação do gelo, auxilia na contração dos vasos sanguíneos, que estão dilatados devido ao processo inflamatório causado pela extração”, explica.

02. Alimentação adequada: A especialista destaca que é preciso evitar opções quentes por, pelo menos, 24 horas, pois a região operada está sensível e pode sangrar. “Portanto, dê preferência para alimentos frios como sorvetes de massa, picolé, sucos, açaí e leite. No dia seguinte, já é permitido o consumo alimentos mornos e macios, como purês, ovo cozido e macarrão, por exemplo. O paciente deve tomar água à vontade e deve evitar fazer movimentos de sucção. A saída é sempre utilizar um copo”, orienta.

03. Higienização: De acordo com a dentista, a higienização dá área operada tem que ser feita na frente do espelho, utilizando uma escova de dente com cerdas macias e com quantidade reduzida de creme dental, para que se forme pouca espuma. “Minha orientação é utilizar um cotonete embebido de água filtrada ou enxaguante bucal sem álcool para auxiliar na remoção dos restos de alimentos que ficam retidos nos pontos. Além disso, o indivíduo não pode bochechar vigorosamente nos quatro primeiros dias”, afirma.

04. Bebidas alcoólicas e cigarro: Ambos estão proibidos até a cicatrização do corte, segundo a dentista. 

05. Medicação: Rosane pontua que a prescrição de medicamentos e os horários recomendados devem ser rigorosamente respeitados. Em caso de dor forte ou febre, é necessário entrar em contato com o cirurgião-dentista o mais breve possível. “Não dê ouvidos a qualquer conselho doméstico e não tome nenhum medicamento por conta própria. Também é fundamental comparecer à consulta de retorno ao dentista para a remoção dos pontos, avaliação da cicatrização e esclarecimento de eventuais dúvidas”, conclui.

*Fonte: (Rosane Menezes Faria, dentista da Caixa Seguradora Odonto e Hoje em Dia)