amamentacao7 Aprenda a amamentar seu bebê da forma correta e evite fissuras nos mamilosVocê vai se tornar mamãe? Saiba desde que já que a amamentação é essencial para a vida do bebê. O leite materno fortalece a imunidade da criança, aumenta o vínculo materno, reduz os riscos de alergia, evita cólicas e previne o aparecimento de doenças no futuro como obesidade e diabetes. Além disso, ajuda no desenvolvimento cognitivo e emocional, da fala e na formação dos dentes.

Mas saiba que é importante aprender a maneira correta de amamentar para evitar possíveis problemas no mamilo, como fissuras. Além de dor, os traumas podem prejudicar a amamentação e fazer com que a mãe utilize pomadas de cicatrização que podem trazer conservantes, como o BHT que em quantidade acima do permitido pode trazer riscos ao bebê.

No Brasil, o limite aceito é de 0,03 mg/kg. Dentro disso, não há problemas, por isso, o adequado é sempre olhar no rótulo do produto para verificar o grau de pureza. O BHT é uma substância com alto poder tóxico para o fígado e os rins, explicou o diretor da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), Coríntio Mariani Neto.

— Primeiro, é ideal prevenir a fissura, com a técnica certa de aleitamento. E, depois, na hora de comprar produtos deve ficar atento ao rótulo para se ver o tem no produto. É preciso informar o grau de pureza, pois entrará em contato com a boca do bebê.

Por isso, caso a mulher precisar essa pomada, o diretor da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), Coríntio Mariani Neto, alerta para que a mãe se verificar o grau de pureza que será aplicado e entrará em contato com a boca do bebê.

Como prevenir os traumas?

A melhor maneira evitar os traumas, como as fissuras nos mamilos, é buscar a orientação de um profissional que entenda do assunto. Ele saberá explicar o posicionamento e a pega corretos, resultando numa sucção adequada e efetiva, de acordo com o obstetra.

Além disso, Neto explica que a mulher deve evitar esfregar o bico dos seios em excesso; não deixar os seios pendentes no dia a dia, ou seja, usar sutiã, "mas sem ser frouxo e nem apertado; de preferência de alças largas para não machucar".

 

 

Fonte: (Fala Saúde)

 A pediatra Ana Escobar dá dica de como amamentar da maneira correta. Veja na foto:

figuramamentar Aprenda a amamentar seu bebê da forma correta e evite fissuras nos mamilos