INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
MEU BEBÊ

Os benefícios da tecnologia para as crianças

As crianças de hoje sabem mais a respeito de muitos aparelhos digitais do que seus pais. Isso é fato. Nos perguntamos frequentemente como elas aprendem tão rapidamente a usar tablets, laptops, smartphones e videogames aparentemente complexos, sem que nem tenham sido ensinadas para isso. A resposta para essa pergunta é a curiosidade e o interesse que a tecnologia desperta nas crianças. E a realidade é a que, por mais que os pais se preocupem, não há mais como deixá-las sem contato com o mundo virtual. Precisamos apenas, enquanto pais, estabelecer limites e sempre mantê-las supervisionadas durante a navegação.

A tecnologia proporciona às crianças vários benefícios. Vamos conhecê-los?

 Vídeos e filmes entretpem e passam conhecimento aos pequenos

1. Despertar a curiosidade

A tecnologia desperta o interesse das crianças. Por meio da web, perguntas como “por que o céu é azul” podem ser respondidas em segundos. Vídeos e filmes podem ser ótimos recursos audiovisuais para entreter e passar conhecimento aos pequenos. Os e-books também são excelentes instrumentos, que despertam a fantasia e a criatividade na fase da infância.

2. Adquirir conhecimento

Quanto conhecimento uma criança pode adquirir ao navegar na internet, comunicar-se com amigos, fazer pesquisas escolares? Nós adultos dizemos: “No nosso tempo tínhamos que escrever os trabalhos escolares”, entretanto, quem disse que prestávamos atenção ao que escrevíamos? As pesquisas escolares atuais são muito mais ricas, pois podem ter depoimentos e materiais audiovisuais acrescentados, o que torna o trabalho mais detalhado e completo que os antigos. Ao digitar todos os dias, as crianças também estão exercendo a atividade da escrita. Para se usar as redes sociais e os portais de notícias, por exemplo, elas escrevem e leem o tempo todo.

Uma  ferramenta excelente para estimular crianças pequenas ao aprendizado são os programas Sebran e Minisebran, que podem ser baixados pela internet sem qualquer custo e estão disponíveis em português. O Minisebran é para crianças que ainda não sabem ler, enquanto o Sebran é indicado para crianças de até 9 anos.

Você pode baixar o Sebran através desse link: http://sebrans_abc.en.downloadastro.com/

Já o Minisebran pode ser baixado através desse site: http://www.educational-freeware.com/freeware/minisebran.aspx . Após baixá-lo, pressione alt + F2 para que os jogos fiquem em português.

3. Permitir a interação

Várias ferramentas proporcionam a participação ativa das crianças. Elas podem jogar videogame juntas, via online, ou até mesmo em um mesmo espaço físico por meio do Kinect. Trata-se de um sensor de movimento, integrante dos videogames XBox. Através dessa ferramenta, a garotada é protagonista de jogos de aventura, conhecimento, exercícios físicos e dança. Essas atividades são extremamente divertidas e podem ser compartilhadas com pais, irmãos e amigos.

4. Possibilitar o relaxamento

Assistir ou jogar em mídias digitais é uma atividade relaxante, que pode ser uma medida auxiliar (não usar a palavra auxiliar) para crianças muito agitadas ou ansiosas.

5. Melhorar a concentração

A internet e os jogos de videogame favorecem a concentração, bem como a coordenação motora. Crianças com necessidades especiais, por exemplo, são amplamente beneficiadas, pois certos jogos exigem que elas se concentrem no vídeo ao mesmo tempo em que movimentam as mãos. Jogos também são excelentes para ensinar as crianças a pensar de modo estratégico, pois elas precisam raciocinar a respeito de quais atitudes deverão fazer para passar para a próxima fase.

Concluindo (não usar concluindo, conclusão, etc), todo e qualquer instrumento tem seu lado bom e ruim. No caso da tecnologia, cabe aos pais checar quais sites seus filhos estão utilizando, estipular criteriosamente os horários de uso da tecnologia e auxiliar as crianças na busca por sites educacionais ou que agreguem conhecimento saudável.

 

 

 

 

Fonte: (Elefante Letrado)

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail