INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
ESTILO

Fique por dentro dos apetrechos eficazes para sua vida fitness
Corda

Realizar exercícios em casa é uma ótima opção para quem não tem tempo ou quer dar um START ou ainda quer economizar. Porém, é necessário sempre cuidados e procurar uma instrução profissional para que isto aconteça, isto porque você deve realizar o movimento de forma correta, para evitar lesões, e ainda é necessário uma periodização que deve ser feita por um profissional para que você tenha sucesso no seu treino de acordo com o objetivo estipulado.

Dito isto, você pode sim realizar exercícios em casa. Seguem algumas sugestões do que eu tenho em casa e utilizo demais.

Curiosidade | Meia de compressão

Vocês já viram algumas pessoas caminhando ou correndo nas ruas ou na academia com meias bem altas? A impressão que você tem é de estilo e modismo, não é? Mas está enganado, não é só uma tendência, estas meias são as famosas meias de compressão.

Parecem não ter função nenhuma, porém, diferente da meia tradicional, serve de proteção para nossos pés, reduzindo a vibração muscular. Além disto, é livre de algodão na sua composição, reduzindo o aparecimento de bolhas e calos que podem surgir pós-treino pela umidade dentro dos calçados.

Quando praticamos uma corrida ou caminhada com meias normais, a reação comum do exercício é desviar o fluxo sangüíneo para os grupos musculares ativos durante a prática do mesmo. Assim, ocorre a oxigenação dos músculos recrutados para determinada atividade física e “devolução” a corrente sangüínea dos resíduos metabólicos para posterior eliminação.

As meias de compressão trabalham para devolver parte da energia para a musculatura que seria perdida durante os treinamentos, resultando em um menor fadiga muscular precoce.

Porém, ainda trabalhamos em cima de teorias e resultados positivos ditos por atletas.

Teorias das MEIAS DE COMPRESSÃO

1. Melhora do fluxo sanguíneo venoso acelerando o transporte de resíduos metabólitos (como o ácido lático). Assim, o organismo retorna ao estado de equilíbrio mais rápido.

2. Reduz a vibração muscular em contato com o solo, melhorando a propriocepção e posição das fibras musculares, protegendo de lesões.

3. Manutenção da economia de movimento, mantendo o ritmo da corrida e intensidade mais elevada.

4. Na recuperação pós-treino, parece aumentar o fluxo sanguíneo venoso, reduzindo a dor muscular tardia.

Assim, atletas relatam que as meias influenciam:

- Melhorando a performance atlética, mantendo repetida alto desempenho.

- Reduzindo a vibração muscular.

- Reduzindo o risco de lesões.

- Mantendo a temperatura do corpo.

- Reduzindo a acumulação de creatina quinase, que é um indicador do tecido muscular danificado.

- Reduz a dor muscular durante a recuperação pós-treino.

Devemos que lembrar que os estudos ainda não comprovam efetivas melhoras. Observamos a evolução dos resultados em depoimentos de atletas. Além disto, é necessário procurar meias confiáveis e que a compressão no tornozelo seja maior que no joelho.

Escrito por Paola Machado

Paola Machado

Profa. Ma. Paola Machado | Graduada em Educação Física Modalidade em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mestre em Ciências da Saúde (foco em Fisiologia do Exercício) pela Unifesp. Certificada em Suplementação Esportiva pela USP. Criadora do Kilorias. CREF: 080213-G/SP.

Instagram: @machado_paola | E-mail: paolamachado@kilorias.com.br

 

 

 

Fonte: (Kilorias)

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail