INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
ESTILO

Saia do sedentarismo caminhando!
Saia do sedentarismo caminhando!

 

Fácil, sem custo ou contraindicação, caminhar reduz os riscos de doenças e deixa o astral lá em cima!

A caminhada é a atividade física perfeita.  Não importa a idade ou o condicionamento físico, todo mundo pode caminhar!  Basta um tênis e um pouco de disposição. E quando realizada com frequência - no mínimo três vezes por semana, durante 30 minutos -, torna- se eficaz para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida. Nas ruas da cidade, nos parques, na esteira ou na areia da praia, você pode usufruir todos os benefícios dessa modalidade. 

Caminhar é bom por que: 
1- É a mais segura de todas as atividades aeróbicas, do ponto de vista cardiovascular e ortopédico. Mesmo quando praticado em ritmo acelerado, o exercício não sobrecarrega o coração. Além disso, diferentemente da corrida, o risco de lesões nas articulações, em especial nas dos joelhos e tornozelos, é bem menor.

2- É benéfico à saúde: combate o colesterol ruim (LDL), estimula a circulação sanguínea, aumenta a capacidade cardiorrespiratória e a densidade óssea, favorece o controle de doenças como diabetes e hipertensão e ameniza desequilíbrios posturais e articulares. 

3- Faz bem para a mente: problemas como insônia e depressão melhoram com o andar constante, que ainda relaxa e proporciona bem-estar emocional, levando o mau humor e o estresse para bem longe. 

4- Afina a silhueta. Meia hora em ritmo moderado pode gastar até 200 calorias! 

Algumas dicas para aproveitar bem o exercício:
- Em dias ensolarados, caminhe no período da manhã até as 10 horas, ou à tarde após as 17 horas.

- Use um tênis apropriado para caminhada, pois este absorve mais o impacto com o solo.

- Faça alongamento antes e depois das caminhadas.

- Hidrate o corpo bebendo água antes, durante e depois do exercício.

- Exercício é prazer. Se possível, caminhe em um local seguro, pouco poluído, bem ventilado e com áreas verdes. 

- Escolha terrenos firmes e de areia batida, pois as pistas irregulares podem prejudicar sua pisada e provocar torções e lesões.

- Atenção à postura: mantenha o tronco reto, queixo paralelo ao solo e abdômen contraído. Flexione os braços a 45 graus e caminhe movimentando os cotovelos para a frente e para trás, alternando o braço direito com a perna esquerda e vice-versa. Ao pisar, apoie primeiro o calcanhar no chão e depois toda a planta do pé.

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Sadia)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail