INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
DOENÇAS

Quais são as doenças causadas pela deficiência de vitaminas?

A falta de nutrição adequada pode levar a doenças por deficiência de vitaminas, micronutrientes essenciais presentes nos mais diversos alimentos consumidos regularmente, embora em pequenas quantidades. Hoje, falaremos sobre algumas doenças que são causadas pela deficiência de vitaminas.

Até poucos anos atrás, falava-se das consequências de não consumir certos alimentos. Porém, mais tarde foi descoberto que, na verdade, o que é necessário para manter a saúde são as substâncias neles contidas.

Doenças causadas pela deficiência de vitaminas

Existem treze tipos de vitaminas. Todas elas correspondem a um grupo de compostos orgânicos que atuam junto com as enzimas e fazem parte dos processos metabólicos do corpo. Embora sejam considerados micronutrientes, são vitais na alimentação.

Quando há um déficit que se sustenta a médio ou longo prazo, aumenta a probabilidade de desenvolver certas doenças. Quais? A seguir, detalharemos as mais relevantes.

Alterações oculares e vitamina A

A deficiência de vitamina A está relacionada a alterações oculares. Em particular, causa olhos secos ou xeroftalmia, que com o tempo podem evoluir para a cegueira noturna.

Para evitar essas complicações, é importante consumir aqueles alimentos que contêm seus precursores, como os carotenoides. Eles podem ser obtidos através de:

  • Ovos.
  • Leite.
  • Peixes, como o salmão.
  • Fígado.
  • Vegetais com folhas verdes escuras.
  • Manga.
  • Mamão.
  • Tomate.
  • Cenoura.
  • Abóbora.
  • Milho.

A recomendação de ingestão diária desse nutriente depende da idade e do sexo. De acordo com o National Institute of Health, os valores para adultos são de 900 microgramas para os homens e 700 para as mulheres.

Anemia e deficiência de vitamina B12

Existe um tipo de anemia, chamada perniciosa, que é causada por uma deficiência de vitamina B12 ou cobalamina. Esta substância contém cobalto, um mineral necessário para a produção dos glóbulos vermelhos.

Por ser sintetizada apenas por bactérias, a sua ingestão em humanos é determinada pelo consumo de alimentos de origem animal. Desta forma, as pessoas que seguem uma dieta vegana ou vegetariana podem sofrer deste problema.

De acordo com entidades como o National Institutes of Health (NIH)a recomendação diária de cobalamina para adultos de ambos os sexos é de 2,4 microgramas por dia. Essa quantidade pode ser suprida com suplementos, principalmente para quem mantém uma dieta à base de alimentos vegetais.

Leia também: Sintomas de que você tem uma deficiência de vitamina B12

Lesões de pele e deficiência de vitamina C

Em seus estágios iniciais, a deficiência de vitamina C pode causar sangramento nas gengivas e retardar a cicatrização. Porém, há muitos anos, a ciência descobriu que, em estágios avançados, gerava uma patologia chamada escorbuto.

Além dos sintomas mencionados, essa condição provoca cansaço, dores nas articulações e lesões na pele. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, sua prevalência é rara, pois se conhece a importância da ingestão desse nutriente.

Alguns alimentos que contêm vitamina C são as frutas cítricas, kiwi e pimentão. No entanto, devemos considerar que parte dela se perde com o cozimento ou exposição às temperaturas do verão. Uma opção segura para complementar a dieta é o uso de suplementos.

Defeitos neurológicos e ácido fólico

 

 

Vários estudos sugeriram que a ingestão de ácido fólico (vitamina B9) por mulheres grávidas previne defeitos neurológicos no feto. Além disso, a suplementação parece ter outros efeitos benéficos, como a prevenção de doenças cardíacas congênitas e fissuras orais.

As principais fontes são as folhas verdes escuras, fígado e rim. Segundo a Organização Mundial da Saúde, quem está tentando engravidar deve tomar 400 microgramas de ácido fólico por dia e manter a ingestão até a 12ª semana de gestação.

Fragilidade óssea devido à deficiência de vitamina D

Uma das funções da vitamina D no corpo é manter a saúde dos ossos por meio da absorção adequada de cálcio. Quando não há uma quantidade suficiente, surgem doenças como o raquitismo e a osteomalácia.

Em humanos, essa substância é formada quando a pele é exposta aos raios ultravioleta da luz solar. Também pode ser obtida a partir de alimentos de origem animal, como ovos, leite e carnes, embora sua contribuição seja muito baixa.

O que lembrar sobre as doenças causadas pela deficiência de vitaminas?

Quando a dieta é balanceada, é difícil ter deficiência de vitaminas. Porém, pode haver situações em que as recomendações são mais elevadas, como na gravidez ou diante de algumas patologias.

Nesse caso, é importante ajustar a alimentação, pois a falta desses micronutrientes pode levar a problemas de saúde. Para isso, é aconselhável consultar um nutricionista e avaliar a possibilidade do uso de suplementação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Melhor com Saúde)

 

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail