INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
DOENÇAS

Neutropenia febril: causas e tratamentos

A neutropenia febril é uma condição de saúde muito séria e perigosa. Afeta principalmente pessoas com deficiências do sistema imunológico. Neste artigo, vamos explicar como ela é diagnosticada e tratada

Para falar sobre a neutropenia febril, temos que definir primeiro o que queremos dizer com ‘febre’ e o que queremos dizer com ‘neutropenia’. Uma vez estabelecidos esses conceitos, podemos começar a entender como este quadro se apresenta.

A febre é coloquialmente identificada como um aumento da temperatura corporal acima do que é considerado normal. Associações médicas globais concordam que um indivíduo tem febre quando sua temperatura está acima de 38 graus Celsius.

Até 37 graus Celsius é possível definir a temperatura corporal como normal. Entre esse valor e 38 graus temos a febrícula, que pode ser a antecipação de uma febre.

Por outro lado, neutropenia é a diminuição da quantidade de glóbulos brancos chamados de neutrófilos. As associações médicas globais têm um consenso sobre o valor que define a neutropenia: menos de quinhentos neutrófilos em um mililitro de sangue.

Portanto, se a alta temperatura for combinada com uma contagem muito baixa de neutrófilos, estamos enfrentando uma neutropenia febril. Sua gravidade deriva do fato de que o pequeno número de glóbulos brancos não combate a causa da febre.

Esses casos requerem avaliação e diagnóstico imediatos, principalmente se a neutropenia febril estiver presente em pacientes imunossuprimidos e com câncer.

A urgência do caso é evitar que a neutropenia febril se torne uma sepse. Uma sepse é uma infecção que é distribuída através do sangue atingindo diferentes órgãos ao mesmo tempo. É um quadro clínico muito sério que precisa de hospitalização e deve ser tratado com antibióticos poderosos.

Quem pode ter neutropenia febril?

A neutropenia febril costuma afetar pessoas com o sistema imunológico comprometido. O principal exemplo desses casos são as patologias oncológicas do sangue e da medula óssea.

Doenças onco-hematológicas como a leucemia causam o declínio real dos neutrófilos no corpo da pessoa. Nesse contexto, as infecções se tornam mais comuns.

Às vezes não é exatamente uma patologia oncológica originária da medula óssea que causa neutropenia, mas um tumor de outro órgão. Se esse tumor de diferentes origens produzir certas substâncias tóxicas, elas podem afetar a formação de glóbulos brancos na medula óssea.

O tratamento para certos tipos de câncer também é uma causa de neutropenia. A quimioterapia realizada com medicamentos como cisplatina ou docetaxel, entre outros, tem o efeito adverso da destruição da medula óssea.

Assim, no contexto do tratamento quimioterápico, a neutropenia febril pode se desenvolver. Mesmo com o monitoramento frequente que esses pacientes recebem na quimioterapia, esse é um efeito adverso que é difícil de evitar.

Existem medicamentos usados como adjuvantes da quimioterapia para apoiar a produção de glóbulos brancos.

Uma situação particular de neutropenia febril pode ocorrer em crianças que não possuem patologias oncológicasNesses casos atípicos o processo é inverso, pois trata-se de uma infecção que faz com que os neutrófilos diminuam, e não de um baixo número de neutrófilos causando a infecção.

Como os pacientes são classificados?

A ciência médica teve que desenvolver um mecanismo para classificar pacientes com neutropenia febril e estabelecer seu risco. O que é mais usado é um gráfico de pontuação chamado MASCC.

Através do MASCC, o médico pode atribuir pontos a certas condições do paciente para determinar se o quadro é de baixo risco ou de alto risco. Na tabela MASCC, uma pontuação maior que 21 indica baixo risco e um prognóstico muito melhor no futuro.

 

Homem com febre
Pacientes com neutropenia febril que estão em alto risco são aqueles cuja alta temperatura é mantida por mais de 7 dias. Além disso, eles também têm uma diminuição significativa em seus neutrófilos.

 

De um modo geral, um paciente com neutropenia febril está em alto risco quando está com a temperatura elevada há mais de sete dias e seus neutrófilos são menos de cem por mililitro. A situação fica ainda pior com quadros como:

Um paciente de alto risco, seja pela escala MASCC ou pela condição geral, deve ser hospitalizado. Uma vez no hospital, ele recebe tratamento antibiótico imediato, sem demora.

Em pacientes de baixo risco é possível considerar o tratamento ambulatorial. Em outras palavras, eles não necessariamente têm que ir para o hospital. Podem tomar antibióticos oralmente com check-ups regulares e deixar a porta aberta para uma internação, caso necessário.

Tratamento da neutropenia febril

O tratamento da neutropenia febril é feito principalmente com antibióticos. No início, certos esquemas são preferíveis até que se saiba especificamente qual microrganismo está causando a infecção básica.

Essa modalidade é conhecida como tratamento empírico; é um tratamento de amplo espectro sem confirmação da fonte da infecção. Para fazer isso há algumas opções: tratar com um único antibiótico ou com dois ao mesmo tempo.

O tratamento com antibióticos termina quando o paciente passou 48 horas sem febre e recuperou os glóbulos brancos. Normalmente são analisadas culturas dos microrganismos até que os resultados se tornem negativos para confirmar o efeito do antibiótico.

Lembre-se de que, se você tem alguma condição que comprometa seu sistema imunológico, a presença de febre requer uma consulta imediata. Os cuidados médicos e o início do tratamento não devem ser adiados. A neutropenia febril tem um alto risco de morte.

 

 

 

 

Fonte: (Melhor com Saúde)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail