INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
DERMATOLOGIA

Cravos pretos: aprenda como remover sem machucar a pele

Localizados principalmente no nariz, testa e queixo – também conhecido como a famosa zona T – os cravos pretos obstruem os poros da pele e fazem com que pareça que não está limpa. Para recuperar a beleza da pele e reduzir o aparecimento de cravos, eles devem ser removidos … mas não de qualquer maneira! Explicamos como extrair seus cravos de forma eficaz (e sem danificar sua pele).

 

Se podemos reconhecê-los facilmente pelos pequenos pontos pretos que pontuam nosso rosto e se acumulam mais especificamente nas áreas da testa, queixo e principalmente no nariz, nem sempre sabemos realmente o que são cravos pretos na realidade. Antes de poder eliminá-los, ainda é necessário conhecê-los bem para extraí-los corretamente e evitar que reapareçam.

Para entender como se formam os cravos, já devemos olhar para o funcionamento da pele como um todo. A pele produz sebo (uma substância gordurosa semelhante ao óleo) que sobe à superfície da pele através dos poros para hidratá-la e protegê-la. Ao mesmo tempo, a pele se renova continuamente e descama para se livrar das células mortas presentes em sua superfície para revelar uma epiderme totalmente nova. 

Este último fenômeno é finalmente quase invisível a olho nu, sendo as películas assim eliminadas geralmente de pequeno tamanho. Esses mecanismos são os de uma pele equilibrada e com bom funcionamento. Mas às vezes nem tudo sai como deveria. Os poros da pele – que são pequenas cavidades através das quais o sebo sobe – podem ficar bloqueados sob o efeito da acumulação de sebo, células mortas e impurezas nas referidas cavidades. 

O sebo e as células mortas assim armazenadas nos poros formam um tampão, cuja parte em contato com o ar tende a se oxidar, ou seja, a enegrecer devido à presença de melanina na substância gordurosa que o constitui. É aqui que aparecem os famosos cravos pretos também chamados de comedões abertos. Sua cor, portanto, não tem nada a ver com a limpeza de seu rosto.

Essas manchas comuns e benignas da pele, que, portanto, não são realmente espinhas, geralmente aparecem apenas como pequenos pontos pretos, como o nome sugere, mas às vezes também têm uma ponta branca que já está saindo do poro da pele. A razão disso é que esse ponto sebáceo também tende a endurecer e formar uma espécie de filamento que pode ser esbranquiçado ou amarelado (devido à presença de gordura no sebo) e que pode começar a sair um pouco por si só. 

como-tirar-cravo-em-casa

 

Como remover cravos pretos do rosto?

Existem várias maneiras de você mesmo extrair cravos pretos em casa quando o esfoliante semanal e a máscara facial não forem mais suficientes para desalojar essas manchas. Mas atenção: acima de tudo, não tritura os cravos com os dedos e não aperte a pele entre as unhas para os fazer sair! Se é grande a tentação de extraí-los mecanicamente desta forma, esta é a melhor maneira de encontrar seu rosto salpicado de cicatrizes feias e até de infectar seus poros. Seus cravos podem rapidamente se transformar em espinhas inflamadas e doloridas.

Obviamente, é fundamental continuar a limpar o rosto diariamente e a esfoliar a pele uma vez por semana para evitar o entupimento dos poros, mas acima de tudo é necessário recorrer a soluções eficazes para eliminar os cravos espinhosos.

O primeiro e mais fácil é definitivamente o adesivo anti-cravo que é especialmente projetado para capturar e extrair esses “vermes da pele” sem o risco de danificar sua pele. Muito fáceis de usar, esses adesivos são aplicados na área afetada e podem ser aplicados por alguns minutos (tempo em que amolecem e purificam a área) para poder extraí-los ao remover o adesivo. Para fazer isso, apenas retire com cuidado o adesivo, começando pelas bordas, e os pontos pretos simplesmente grudam no adesivo.

Algumas desvantagens: sua eficácia é limitada, embora útil – eles não retiram os cravos mais profundos – e às vezes são mal tolerados por peles sensíveis e reativas. Resumindo, podemos contar com a remoção do maior número possível de cravos pretos pequenos em tempo recorde, mas também não são uma solução rápida. Eles certamente deixarão alguns pontos pretos mais profundamente incrustados para trás. 

Como-remover-cravos

É por isso que sugerimos que você faça uma máscara de clara de ovos para remover cavos pretos em casa: 

  • aplique clara de ovo na área a ser tratada.
  • coloque um lenço de papel de tamanho e formato adequados para a área em cima.
  • aplique uma segunda camada de clara de ovo por cima.
  • deixe secar por cerca de quinze minutos.

Você também pode contar com o poder de sucção de um dispositivo inteligente chamado extrator de cravo. Esse aparelho que, como o próprio nome sugere, suga os cravos que bloqueiam os poros, tem um bico que simplesmente passa na pele para tirar cravos.

Também é muito fácil de usar, no entanto, tem a pequena desvantagem de ser menos sensível à pele devido ao seu poder de sucção. Portanto, não deve ser abusado. Se optar por esta opção, escolha um aparelho que ofereça diferentes pontas capazes de se adaptar a diferentes zonas do rosto com tendência para cravos, bem como várias forças de sucção para poder ajustar a potência de sucção à sensibilidade e a fragilidade de sua pele.

Outra opção eficaz, mas mais complexa do ponto de vista de uso: o famoso removedor de cravo. Esta pequena ferramenta de metal projetada para extrair cravos pretos é um substituto perfeito para seus dedos para remover seus cravos, oferece uma extração limpa e menos provável de ferir sua pele. Pode assumir várias formas, mas sempre tem uma ponta que se parece com um laço de metal ou uma espécie de colher com um furo no centro. Ele também pode ser equipado com duas tampas de extremidade. Neste caso, a outra ponta pode ser outra alça de metal de um tamanho diferente que facilita a extração de pontos pretos menores, por exemplo.

 

Extraindo um cravo: como usar um removedor de cravos?

Esta ferramenta de metal especialmente desenhada para extrair cravos pretos é certamente muito útil, mas você deve ter cuidado ao manuseá-la bem para não danificar a pele ao tentar espremer seus cravos. Em primeiro lugar, limpe bem as mãos (incluindo as unhas) porque elas contêm germes. Se possível, não hesite em usar luvas para evitar qualquer risco de infecção.

  • comece desinfetando o removedor de cravos e a área da pele afetada pela extração dos cravos.
  • mire o ponto preto que deseja extrair e circule-o com a ponta dedicada de seu removedor de cravo (aquela que se parece com um laço ou uma colher com um buraco no meio) antes de exercer uma leve pressão com a ferramenta para que o tampão de sebo saia fora. Você pode precisar mexer um pouco a ponta ao redor do cravo para esvaziar o poro completamente.
  • desinfete a pele para limpar o poro que acaba de ser liberado e evitar qualquer risco de infecção, e faça o mesmo com o removedor de cravo.
  • continue assim para cada ponto preto identificado, desinfetando a pele e a ferramenta a cada vez.

Alguns cravos podem não sair facilmente, apesar da pressão na superfície da pele. Nesse caso, é a outra ponta do removedor de cravo que será útil para você. Em seguida, é necessário furar delicadamente o ponto preto com a ponta espinhosa antes de usar o removedor de cravo como explicado anteriormente. Tenha cuidado, porém, o gesto deve ser seguro e não muito profundo para não danificar a pele e correr o risco de deixar uma pequena cicatriz.
Se você não está no controle, aconselhamos que deixe a extração de seus cravos para os cuidados de seu dermatologista.

 

Nossa dica para otimizar a eficiência desses métodos de extração

Embora esses métodos de extração sejam eficazes por si só, eles não necessariamente conseguem desalojar todos os cravos pretos de uma vez. Para otimizar sua ação, por isso aconselhamos que faça uma sauna facial com antecedência para dilatar os poros da pele e facilitar a extração, qualquer que seja o método escolhido.

Você pode fazer isso fervendo água em uma tigela grande e colocando o rosto por cima para deixar o calor agir ou, melhor ainda, invista em um aparelho específico que seja mais prático (e mais confortável) que distribua bem o calor na cara. Esses aparelhos geralmente são usados com um pouco de água e às vezes com pedrinhas efervescentes que fazem a purificação a vapor. Um recurso adicional para desalojar as impurezas! O banho de vapor que proporcionam ao rosto um efeito de sauna em apenas alguns minutos.

 

Como remover cravos pretos profundos?

Se os métodos de extração caseiros não forem suficientes, talvez seja hora de marcar uma consulta com seu dermatologista para uma limpeza completa e adequada da pele. Este último começa com um peeling leve que esfolia o rosto para abrir os poros e facilitar a extração de cada ponto preto.

O dermatologista então fará uma incisão cuidadosa nos cravos pretos profundos, um por um, antes de extraí-los com um removedor de cravos. Não se preocupe, essas microincisões não são dolorosas, pois o dermatologista realmente pica os plugues que bloqueiam os poros. A sessão geralmente continua com a aplicação de uma loção que fecha os poros e um creme hidratante, cicatrizante e anti-séptico. 

Esta limpeza profunda da pele só pode ser realizada por um dermatologista. É diferente das limpezas de pele oferecidas em institutos de beleza e realizadas por esteticistas. As limpezas oferecidas nos institutos são, por sua vez, muito úteis na manutenção para evitar o reaparecimento de cravos pretos, mas são muito menos profundas do que uma limpeza dermatológica.

 

Por que ainda tenho cravos pretos?

Você extrai seus cravos regularmente e não entende por que eles sempre voltam? São vários os motivos para isso, que podem estar relacionados com a forma como você cuida da sua pele, mas não só isso. Isso ocorre porque esses cravos abertos podem primeiro ser mais comuns em certos tipos de pele do que em outros. Embora a pele seca possa definitivamente ter cravos, é mais provável que apareçam em combinação com a pele oleosa que produz excesso de sebo e tem poros dilatados. 

O excesso de sebo irá de fato promover a obstrução dos poros e, à medida que os poros se dilatam, os tampões formados pelo sebo e pelas células mortas também se oxidam mais rapidamente. É particularmente por isso que os cravos pretos são frequentemente mais numerosos na pele oleosa e localizados principalmente na zona T (testa, nariz, queixo) na pele mista, a área onde o excesso de sebo está localizado. Além disso, isso também explica o aparecimento de pontos pretos nas costas,

A má higiene da pele também pode ser a causa da recorrência. Por exemplo, a falta de esfoliação ou esfoliação insuficientemente regular pode levar ao entupimento dos poros. Por outro lado, a limpeza e remoção excessivamente agressivas, que remove o sebo protetora da pele, também pode ser contraproducente e forçar a pele a reagir, produzindo ainda mais esse óleo protetor. 

Da mesma forma, o uso de cosméticos inadequados ao tipo de pele também pode acabar entupindo os poros da pele e favorecendo a formação de cravos, assim como o uso dos chamados cosméticos comedogênicos e  maquilagem, ou seja, diversos fatores tendem a entupir os poros.

Também é possível que a puberdade ou outros distúrbios hormonais influenciem o funcionamento das glândulas sebáceas e, portanto, o aparecimento desses cravos. Este também é o caso de uma dieta muito rica em gordura ou açúcar.

Nossas dicas e conselhos para evitar o reaparecimento de cravos

  • Em vez de esfregar freneticamente a pele uma vez por semana com um esfoliante de grãos na esperança de desalojar seus cravos, acompanhe este tratamento semanal com o uso de uma loção esfoliante suave. As loções esfoliantes de ácido de frutas (AHA, também conhecido como Alpha-Hydroxy-Acids por seu nome completo) são incrivelmente eficazes para desobstruir os poros, apesar de sua suavidade. Você pode integrar um em sua rotina de beleza noturna, por exemplo, todos os dias, dependendo da sensibilidade da sua pele. Este tipo de tratamento pode realmente ajudar a prevenir o entupimento dos poros.
  • Monitore sistematicamente os rótulos de seus produtos de beleza diários para verificar se eles não são comedogênicos e adapte sua frequência de uso daqueles que são comedogênicos à gravidade e recorrência de seus cravos. Ao limitar a aplicação de produtos que promovam o entupimento dos poros, você tira o problema pela raiz e evitará alguns cravos.
  • Considere suplementos alimentares para controlar o excesso de sebo quando uma dieta balanceada e os cuidados apropriados são insuficientes. Às vezes, eles podem fazer a diferença, atuando de dentro para fora da pele e produzindo sebo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (We Fashion Trends)

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail