INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
CURIOSIDADES

Compressa quente ou fria?
1

O texto a seguir tem como objetivo esclarecer quando devemos usar o gelo e quando devemos usar as compressas quentes.

A crioterapia, ou terapia com gelo, é um potente recurso anti-inflamatório e analgésico. A termoterapia, ou terapia com calor, assim como o uso do gelo alivia a sensação de dor (analgesia), além de relaxar a musculatura devido ao aumento do fluxo sanguíneo local (vasodilatação).

Ambos os procedimentos são os recursos mais antigos que se tem conhecimento na prática da reabilitação. Apesar disso, as aplicações devem sempre ser utilizadas com critério.

Os estudos relacionados à crioterapia dizem que 15 a 20 minutos, no máximo, já são suficientes para alcançar os efeitos desejados. Cuidado para não exceder este tempo, pois o gelo, em contato com a pele, pode causar queimaduras, ulcerações (feridas) e até paralisar regiões com inervações superficiais e mais sensíveis, como dedos dos pés e das mãos. Nunca tire um cochilo enquanto usar o gelo.

No caso das aplicações de compressas quentes teremos efeitos mais superficiais e, portanto, menos duradouros. Para atingir camadas mais profundas é recomendado que seja sempre acompanhado por um terapeuta capacitado, uma vez que são necessários aparelhos específicos, como por exemplo o ultrassom ou ondas curtas.

Outra opção muito comum é o uso das duas técnicas alternadas, o frio e o calor, conhecido com contraste. Então, inicia-se a aplicação do frio por 5 a 10 minutos, seguido diretamente pela aplicação do calor por mais 5 a 10 minutos, repetidamente por 3 a 4 vezes cada. Acredita-se que os efeitos causados pelo frio são prolongados com a aplicação seguida do calor local.

Estas duas ferramentas estão disponíveis para auxiliar no bem estar tanto na reabilitação como na prevenção de lesões. Apesar dos últimos estudos apontarem a preferencia pelo uso do frio, o uso do calor também é um meio utilizado para alivio de dores e contraturas musculares, mesmo que seu efeito não seja tão prolongado tanto quanto o do frio.

#dicakilorias

  • Para situações agudas e imediatas… Caiu, bateu, sangrou, ficou roxo, doeu… USE GELO!
  • Torcicolos e dores musculares sem batidas e traumas… USE A COMPRESSA QUENTE!

Escrito por Dr. Pedro Sasaki

Dr. Pedro Sasaki

Dr. Pedro Sasaki | Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Profissional da Saúde da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP/HSP. Especialista em Fisioterapia na Urgência e Emergência pelo Programa de Residência e em Área. Fisioterapeuta do Instituto do Joelho do HCor – Equipe Prof Dr Rene Abdalla. Fisioterapeuta do Centro de Ortopedia e Reabilitação no Esporte (CORE) do HCor – Hospital do Coração. CREFITO: 139779-F.

Instagram: @psasaki | E-mail: sasakiph@gmail.com

 

 

 

Fonte: (Kilorias)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail