VPC15: o que é e como a vacina age contra doenças pneumocócicas.
Streptococcus pneumoniae e as doenças pneumocócicas
A bactéria Streptococcus pneumoniae, ou pneumococo, é um microrganismo que geralmente coloniza a região da nasofaringe. Sua transmissão ocorre por meio da saliva ou secreções da pessoa infectada.
Existem mais de 90 sorotipos, que são variações da espécie. Eles são responsáveis por causar doenças diversas, tais como:
Sepse (quando uma infecção gera diversas manifestações em conjunto);
Infecção do ouvido.
São doenças que geram um alto nível de morbidade e mortalidade, e atingem com mais frequência as crianças.
As vacinas pneumocócicas conjugadas (VPC) se tornaram uma importante forma de proteção contra a infecção pela bactéria, e a VPC15 é uma delas.
O que é a VPC15?
As primeiras vacinas desenvolvidas para imunizar contra a Streptococcus pneumoniae surgiram nos anos 90. Desde essa época, o público alvo principal são as crianças, já que é o grupo onde a infecção tem mais chances de acontecer e gerar consequências sérias.
Novas versões da vacina foram surgindo, trazendo uma imunização que abrangesse outras variações da bactéria. Por exemplo, existem a VPC10 e VPC13.
A VPC15 ou Pneumo15 é sua versão mais recente, que foi aprovada no Brasil em 2023. Com ela, há um maior potencial de proteção, já que gera uma resposta imunológica maior e inclui dois novos sorotipos da pneumococo.
Como ela age no organismo?
A vacina pneumocócica possui em sua fórmula alguns componentes da bactéria Streptococcus pneumoniae. Ao entrar em contato com o corpo humano, esses componentes têm a capacidade de estimular o sistema imunológico.
Esse estímulo faz com que o organismo produza anticorpos que reconhecem a bactéria, estando preparado para eliminá-la caso ela seja transmitida.
Como ela se divide em diferentes sorotipos, é necessário que a vacina traga os componentes de cada um.
Uma com ação anticorpos pode passar “despercebida” pelo corpo mesmo se o indivíduo está vacinado, caso a variante em questão não tenha sido incluída no grupo que forma o imunizante.
Assim, quanto mais sorotipos a vacina abrange, maior é a cobertura imunológica. Por isso, a VPC15 se sobressai frente às outras versões.
A vacina é ofertada a partir de 6 semanas de vida, e pode ser aplicada em pessoas com qualquer idade a partir de então. Idosos fazem parte dos grupos prioritários e têm a recomendação de tomar a vacina, bem como pessoas que portam condições que comprometem o sistema imunológico ou possuem alguns tipos de comorbidades.
Independente do grupo, a VPC15 só está disponível na rede de saúde privada, pelo menos no início de 2024.
No Programa Nacional de Imunizações, que promove a vacinação para a população brasileira de forma gratuita pelo SUS, a vacina contra a bactéria pneumococo que está disponível é a VCP10.
A aplicação da VPC15 se dá em um processo dividido em doses, que geralmente é em uma ou duas, e mais uma de reforço após um intervalo de tempo. Mas isso depende da idade da pessoa no início do esquema vacinal.
Qual a diferença entre Pneumo13 (VPC13) e Pneumo15 (VPC15)?
A Pneumo15 é uma versão “atualizada” da outra. Ela proporciona uma resposta imunológica maior, e inclui novos sorotipos. Ambas têm uma ótima cobertura, e um(a) médico(a) pode indicar a melhor opção para cada pacienteA VPC15 é um importante avanço na luta contra as doenças causadas pela bactéria pneumococo, oferecendo uma proteção ainda maior.