INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
DOENÇAS

Qual a diferença entre parada cardíaca e infarto?

O que é a parada cardíaca?

A parada cardíaca é definida como uma parada súbita da atividade do coração. Ele é o responsável pelo envio de oxigênio por meio do sangue para o restante do corpo. Sem os batimentos, esse fluxo é interrompido e os órgãos vitais são afetados.

Quando a parada no coração está associada à respiratória, é chamada de parada cardiorespiratória, e é comum que uma ocasione a outra.

A atividade do coração pode ser interrompida por diversos fatores, geralmente por algum distúrbio no próprio órgão – como, por exemplo, o infarto. Algumas outras causas da parada cardíaca são arritmiaembolia pulmonar, hemorragia gastrintestinal, traumas, insuficiências respiratórias e overdose de drogas.

A parada cardíaca é uma condição muito grave e precisa ser diagnosticada e tratada o mais rápido possível. Caso contrário, pode levar a óbito ou deixar inúmeras sequelas.

 

O que é o infarto?

O infarto do miocárdio, também chamado de ataque cardíaco, ocorre após a obstrução de alguma artéria do coração, o que causa a redução ou bloqueio total do fluxo sanguíneo. O infarto consiste na morte do tecido cardíaco ocasionada por esse efeito, fato que pode acontecer dentro de poucos minutos.

Entre os fatores de risco para o ataque cardíaco, destacam-se o excesso de gordura no organismo, sedentarismo, tabagismo e algumas doenças prévias, como hipertensão e diabetes.

Segundo o Ministério da Saúde, essa é a maior causa de mortes no Brasil. Anualmente, são de 300 mil a 400 mil casos no país, seguindo sua estimativa, e 1 em cada 5 a 7 casos resulta em óbito.

Reconhecer a condição e solicitar ajuda médica com urgência podem ser fatores decisivos para salvar a vítima.

 

Parada cardíaca e infarto são a mesma coisa? O que eles têm em comum?

A parada cardíaca e o infarto não são a mesma coisa, o uso dos dois termos para uma mesma condição é errado. Porém, a relação entre as condições é que o infarto pode causar uma parada cardíaca.

O efeito do infarto no coração coloca em risco a funcionalidade do coração, podendo fazer com que ele pare. Contudo, se houver atendimento médico rápido, pode não chegar a esse estado.

Quais os sinais de um infarto?

Um dos sintomas mais conhecidos é a dor torácica, que pode ser estendida às costas, maxilar e braço esquerdo. Porém, a dor no peito pode não ser sentida por cerca de um terço das vítimas.

Outros sinais são desmaio ou sensação de desmaio, náusea, falta de ar, transpiração intensa, palpitações, ansiedade, inquietude e coloração azulada nos lábios, mãos e pés.

 

Quais os sinais de uma parada cardíaca?

A parada cardíaca é caracterizada principalmente pela ausência de pulso. Os sintomas também incluem respiração superficial ou sua parada completa, pupilas dilatadas e sem reação à luz, pressão arterial baixa ou que não pode ser medida, redução no estado de alerta e inconsciência.

O que fazer em caso de infarto ou parada cardíaca?

Ao identificar que alguém está com sintomas de uma das duas condições, o primeiro passo é ligar para a emergência imediatamente pelo número 192. O SAMU é o órgão responsável por fazer esse atendimento.

Depois, é preciso seguir as orientações dadas pelos profissionais. Se houver uma parada no coração, pode ser necessário realizar a massagem cardíaca na vítima até que os socorristas cheguem para fazer o atendimento, que envolve procedimentos de reanimação.

Casos de infarto só podem ser tratados com intervenção clínica, que pode abranger o uso de medicamentos, medidas para a reabertura das artérias e oxigenação.

Se você estiver ajudando uma pessoa em uma dessas condições, é fundamental tentar manter a calma, agir rapidamente e fazer o que for possível. Ligue para o SAMU ainda que não tenha certeza do quadro do paciente.

 

A parada cardíaca e o infarto são condições muito sérias. É importante entender suas diferenças e estar atento aos sinais, para assim poder solicitar ajuda médica o quanto antes, caso um desses distúrbios ocorra perto de você.

Para mais conteúdos de saúde como este, continue navegando pelo portal do Minuto Saudável e não deixe de nos acompanhar também nas redes sociais.

 

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

Fonte: (Minuto Saudável)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2025. Todos os direitos reservados. Webmail