Sabia que uma das causas do atraso menstrual é malhar em excesso? Pegar pesado nos exercícios físicos frequentemente pode atrasar a menstruação e até causar amenorreia. É muito comum que isso aconteça com atletas profissionais, já que muitas possuem um ritmo intenso de treino. O alto gasto energético pode influenciar a produção hormonal, aumentando a prolactina. Quando esse hormônio apresenta níveis elevados, a menstruação pode ficar irregular ou ainda ausente.
.jpg)
Atividade física em excesso pode atrasar a menstruação
A atividade física é recomendada por profissionais da saúde por trazer diversos benefícios para o corpo, já que durante a atividade há produção de endorfina e serotonina, os dois hormônios conhecidos como do prazer e bem-estar. Dessa forma, o exercício bem praticado e na dose certa traz efeitos positivos para o organismo. Entre eles, é possível citar: diminuição das cólicas, períodos menstruais mais regulares e maior controle dos sintomas da TPM, como irritabilidade e compulsão por doces.
Para praticar as atividades, no entanto, é importante entender o que o seu organismo está pedindo. Treinos rigorosos podem provocar efeitos inesperados. Enquanto no exercício moderado há a produção de endorfina, quando ele passa a ser pesado, o hormônio secretado é a prolactina, que provoca atrasos ou falhas na menstruação.
E malhar durante a menstruação: pode?
Durante a menstruação pode vir aquela vontade de ficar aconchegante e confortável na cama debaixo da coberta, mas o ideal mesmo é se mexer. Justamente pelos efeitos positivos da endorfina e da serotonina, o recomendado é não deixar a rotina fit de lado por conta do sangramento. Por isso, você pode procurar atividades novas, caso não goste muito de ir à academia. Que tal conhecer novos esportes, danças ou ioga? Se tudo correr de acordo com as recomendações dos profissionais, o resultado é completamente positivo para todo o organismo: emagrecimento, diminuição do estresse, menstruação regulada e cólicas diminuídas. ;)
Na hora de malhar, procure ajuda profissional
A melhor forma de evitar que a prática de exercícios físicos acabe atrapalhando o seu ciclo menstrual é estar acompanhada de um profissional. Antes de ir à academia, você pode consultar um nutricionista para entender mais sobre o que o seu corpo precisa e como fazer isso com responsabilidade. Já dentro da academia, converse com os especialistas em educação física disponíveis por lá. Assim, ele vai te indicar os melhores tipos de exercícios voltados para o seu caso, determinando também a frequência e intensidade deles. Depois disso, basta realizar as atividades, mas sempre dentro do seu limite. Se precisar, converse com esse mesmo profissional caso esteja tendo tonturas ou náuseas durante o treino.
Fonte: (Só Delas)