“Todas aquelas protuberâncias e sulcos da língua são o paraíso para as bactérias e podem estar contribuindo com o seu mau hálito por causa dos gases que são liberados”, diz Matthew Messina, consultor do consumidor da American Dental Association (ADA). É importante cuidar da língua, além de escovar os dentes e usar o fio dental regularmente. Segundo Messina, "raspar a língua pode realmente reduzir o número dessas bactérias e ajudar muitas pessoas com mau hálito".
.jpg)
Mas qual é a melhor maneira de higienizar a língua?
Um artigo de uma edição recente da General Dentistry mostrou que os raspadores de língua são eficazes na redução da halitose, pelo menos em curto prazo. Porém, segundo Messina, uma escova dental pode funcionar tão bem quanto o raspador, desde que você se lembre de escovar a parte média e posterior da língua, onde as populações microbianas podem ser especialmente altas. Se você achar que escovar ou raspar o músculo provoca ânsia de vômito, ele recomenda que você segure a língua com a mão livre. “Estabilizar um pouco a língua facilita a raspagem ou a escovação da superfície”, disse o consultor.
Embora escovar a língua não tenha um efeito duradouro sobre o mau hálito, esse é um passo importante para manter toda a boca saudável. A ADA ressalta que o mau hálito pode ser sinal de um problema de saúde, como uma infecção do trato respiratório, sinusite crônica, diabetes, distúrbio gastrintestinal e doenças de fígado ou rins. Se seu dentista constatar que sua boca está saudável, você poderá ser encaminhado para o médico da família ou um especialista para determinar a causa do mau hálito.
Fonte: (MSN)