Escolher a escola dos filhos é uma tarefa que exige cuidado e atenção, porque, além do ensino, é no colégio que as crianças fazem amigos e desenvolvem alguns valores que as acompanham a vida toda. Veja a seguir algumas sugestões do que deve ser pensado ao definir onde seu filho irá estudar.
Conheça a escola
Infelizmente ainda existem algumas escolas brasileiras que não são legais. Observe as avaliações nos indicadores do Ministério da Educação, pesquise os antecedentes e, se achar necessário, não tenha vergonha de solicitar alguma prova de que a escola está legalmente registrada.
Proximidade de casa
É importante conversar com amigos e parentes sobre o assunto. Peça dicas e, ao selecionar um colégio, vá atrás de referências sobre ele para não tomar uma decisão precipitada.
Estrutura do colégio
Atividades culturais paralelas às aulas tradicionais são ótimas para as crianças. Procure colégios que tenham em seu currículo aulas de música, dança ou teatro. As práticas esportivas também se encaixam no escopo extracurricular e são excelentes para a saúde dos pequenos.
A opinião dos pequenos deve ser levada em consideração. Mantenha o hábito de conversar com eles para saber se estão gostando do colégio, da professora e dos colegas, além de observar o seu comportamento, já que muitas vezes as crianças podem ter dificuldade de se abrir em situações como essa.