Prof. Dr. Everton explica: Obesidade, Exercício Físico e Emagrecimento
Embora a obesidade seja uma doença associada ao estilo de vida do ser humano moderno, ela é considerada um risco para saúde a pelo menos 2500 anos. Entre as diversas implicações da obesidade sobre a saúde pode-se citar o diabetes, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (derrame), câncer, problemas respiratórios e psicossociais.

A obesidade é uma doença de origem multifatorial, podendo estar relacionada a fatores externos e/ ou internos. Os fatores externos (ou exógenos) são àqueles relacionados aos hábitos de vida da pessoa, envolvendo a alimentação inadequada (geralmente de alto teor calórico e pobre em nutrientes) e o sedentarismo. Já os fatores internos (ou endógenos) envolvem, por exemplo, a genética, sistema hormonal e metabolismo da pessoa.

Embora pareça ser conveniente dizer que “obesidade é uma tendência, relacionada a fatores genéticos”, evidências mostram que 5% das pessoas que tem essa doença, a tem em função de fatores endógenos. Seja pela herançagenética, desequilíbrio hormonal emetabolismo energético pouco eficiente (metabolismo lento). Isso quer dizer que 95% das pessoas que são obesas, o são devido aos maus hábitos alimentares e ao sedentarismo.
Nesse sentido, o Colégio Americano de Medicina Esportiva recomenda a prática regular de atividade física/ exercício físico como uma estratégia eficiente e segura que deve ser adotada para redução da gordura corporal. O Colégio Americano de Medicina Esportiva postulaque realizar um total de 150 a 250 minutosde atividade física moderada por semana (30 a 50 minutos, 5 vezes por semana de caminhada rápida, corrida leve, dança, ginástica de esforço moderado, pedalar em ritmo moderado, por exemplo) é uma excelente estratégia para prevenção do aumento da gordura corporal, mas que induz apenas uma modesta redução na gordura corporal. No entanto, quando esse tempo de atividade física moderada semanal (150 a 250 minutos) é associado a uma reeducação alimentar, a redução da gordura corporal é aumentada.

Por outro lado, quando o objetivo é promover maiores reduções na gordura corporal, o Colégio Americano aponta a necessidade de se realizar uma quantidade maior do que 250 minutos semanais de atividade física moderada. Mais uma vez, a associação da atividade física semanal à reeducação alimentar irá potencializar a redução da gordura corporal.
A escolha da melhor atividade física/ exercício físico muitas vezes representa um dilema para quem busca emagrecer. No entanto, mais importante de o que fazer é o próprio fazer. Dê preferência pelas atividades físicas/ exercícios físicos que te dão prazer. Se ainda não sabe do que gosta, experimente, se dê a chance de descobrir, insista; porém comece aos poucos e de preferência a fazer a atividade física com pelo menos um (a) amigo (a).
Importante: antes de começar a praticar uma atividade física/ exercício físico, procure seu médico;quando for começar, procure um profissional de Educação Física; quandofor rever os hábitos alimentares, procure um nutricionista e; MOVA-SE essa é a fonte da saúde e juventude!!!
Referências:
American Collegeof Sports Medicine. AppropriatePhysicalActivityInterventionStrategies for WeightLossandPreventionofWeightRagain for Adults (2009).
Mcardle, W. D.; Katch, F. I.; Katch, V.L. Fisiologia do Exercício: Nutrição, Energia e Desempenho Humano. São Paulo: Guanabara Koogan, 8ª Ed. (2016).
National Heart, Lung, andBloodInstitute. Clinicalguidelinesontheidentification, evaluation, andtreatmentofoverweightandobesity (1998).
Treuth et al. Familial resemblanceofbodycomposition in prepubertal girls andtheirbiologicalparents.Am J ClinNutr(2003).
Wickelgren, I. Obesity: how big a problem?Science (1998).

Por: Prof. Dr. Everton Rocha Soares
Professor de Educação Física;
Especialista em Fisiologia do Exercício;
Mestrado e Doutorado em Fisiologia (Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP);
Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).