Com que frequência você troca roupa de cama? Lençol sujo pode dar tosse e irritação na garganta
Você costuma trocar sua roupa de cama com qual frequência? Saiba que o ideal é mudar os lençóis uma vez por semana para evitar problemas de saúde.
A dermatologista Natalia Cymrot, da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), alerta que, durante a noite, fragmentos de pele são liberados nos lençóis. Esses vestígios são prato cheio para os ácaros, e esses bichinhos adoram se alimentar da pele morta e se tornam perigo para os alérgicos.
Os ácaros causam tosse, irritação na garganta, lacrimejamento dos olhos, espirro e coriza. Além disso, os lençóis sujos podem prejudicar também a pele.
— O maior risco é o de infecção bacteriana. A cama retém todas as impurezas do ambiente, inclusive vírus, fungos e bactérias que causam foliculite, furúnculos, verrugas e outros problemas.
Além dos lençóis, as toalhas de banho também devem ser trocadas uma vez por semana. A especialista diz que no caso delas é ainda pior por causa da umidade, por ser ambiente ideal para a proliferação de fungos.
— E eles causam micoses, infecções e prejudicam o sistema respiratório. Se você estiver com micose nos pés, por exemplo, não use a toalha do corpo na região. Você pode espalhar o problema.
Ah, a dica é secar as toalhas ao sol e jamais elas devem ser compartilhadas.
Bichos de estimação
Natalia diz que quem costuma dormir com bicho de estimação na cama, o cuidado deve ser redobrado.
— O cuidado deve ser maior ainda, pois eles trafegam pela casa e trazem mais sujeira, além de soltarem pelos e carregarem partículas de alimentos e fezes. Nestes casos, a troca de roupas de cama realmente deve ser mais frequente.
Fonte: (Saúde sem Neura)