INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
BOA FORMA

Receita de chá de limão com gengibre para aumentar a imunidade

É quase unânime a receitinha clássica do chá de limão com gengibre para curar gripes e resfriados e isso tem muito fundamento científico, este chá é usado há décadas como um remédio caseiro e muito eficiente, contudo o gengibre já é utilizado há milhares de anos pelos asiáticos para a cura de doenças devido as suas propriedades terapêuticas medicinais.

O limão rico em vitamina C, defende o nosso sistema imunológico contra várias infecções e vírus, além de seus flavonoides que são estudados como muito interesse por terem sido apontados como capazes de evitar a divisão celular diferenciada que causa diversos tipos de câncer.

Porém é bom deixar claro que não basta sair por aí tomando o chá de limão com gengibre loucamente pois de forma isolada, nenhum alimento é capaz de fazer milagres, mas pode ajudar desde que haja bons hábitos de vida, descanso adequado e a prática de alguma atividade física.

Um dos fatores que mais afetam a nossa saúde é o estresse, pois faz a imunidade cair, geralmente é durante períodos de estresse físico ou emocional que aparecem doenças desde um simples resfriado até processos inflamatórios.

Por esta razão é preciso sempre estar com a imunidade em alta para que possamos proteger nosso organismo quando somos atingidos pelo estresse.

No nosso post de hoje vamos falar sobre os benefícios do limão e do gengibre para melhorar o sistema imune e nos proteger de algumas doenças, por isso continue conosco para saber mais!

 

Benefícios e estudos científicos sobre o Gengibre

 

O gengibre é uma raiz com propriedades conhecidas para inflamações na garganta, alívio de náuseas e enjoos, regular a pressão arterial, ação termogênica (acelera o metabolismo), atua como antioxidante e defende o organismo do ataque de vírus e bactérias.

Um óleo essencial, o gingerol, presente nesta raiz é rico em  zingerona, felandreno, zingibreno e canfeno, estes são os compostos que favorecem as ações benéficas do gengibre sobre a saúde.

São muitas atribuições que a ciência levou muito a sério e tem pesquisado sobre esta raiz para comprovar todos seus benefícios e também descobrir se ainda haverá outros inexplorados.

Pesquisadores têm desenvolvido vários estudos sobre os efeitos do gengibre na saúde e estão sendo constatados resultados em relação a eficácia de suas propriedades medicinais em diferentes tipos de enfermidades.

No ano de 2016, pesquisadores de uma universidade da Índia publicaram um estudo realizado in vitro que evidenciou que em três tipos de bactérias, o extrato de gengibre tem ação antimicrobiana eficaz e efetiva.

oi publicado também em 2016 um estudo no Journal of Agricultural and Food Chemistry que demonstrou que o gingerol (composto fenólico do gengibre) foi capaz de reverter a ação carcinogênica em ratos com câncer de pulmão.

Certamente que alguns estudos necessitam que seja realizado em humanos, mas estas evidências são animadoras e levam a acreditar que o gengibre tem muitos efeitos positivos para a saúde.

 

Benefícios do Limão

 

O limão é rico em vitamina C, um poderoso antioxidante e também tem compostos flavonoides glicosídeos que têm efeitos anticarcinogênicos e antibióticos.

Na África Ocidental, o suco de limão é utilizado para combater epidemias de cólera, pois os pesquisadores da região descobriram que o mesmo protege contra a ação da bactéria Vibrio Cholera.

Há estudos que comprovam que em infecções gastrointestinais o ácido cítrico do limão combate as bactérias maléficas que causam ulcerações.

A vitamina C presente no limão tem ação anti-inflamatória, ajudando na cicatrização de feridas e sua ação antioxidante estimula o sistema imunológico para combater doenças e evitar o envelhecimento precoce das células.

Os compostos flavonoides do limão têm efeitos antibióticos podendo auxiliar no tratamento de infecções e também agem como antibactericida.

Diante destas propriedades o chá de limão com gengibre além de ser eficiente para resfriados pode também evitar outras doenças.

Chá de limão com gengibre é também diurético

Além do chá de limão com gengibre melhorar a imunidade, ele age também como diurético e estes dois ingredientes juntos ajudam a liberar algumas enzimas que habitam estômago e intestino favorecendo que sejam eliminados alguns resíduos.

 

 

Receita de Chá de Limão com Gengibre

 

 

No preparo do chá de limão com gengibre, é melhor fazer apenas a quantidade que vai se tomar no momento, pois se deixar muito tempo guardado, a vitamina C não terá o mesmo efeito.

 

INGREDIENTES

  • 1 xícara de água quente;
  • 1 colher de sopa de raiz de gengibre ralada;
  • ½  limão com casca.

 

MODO DE PREPARO

  1. Leve a água para aquecer, coloque o gengibre ralado, deixe por 5 minutos e coloque o limão. Coloque em uma xícara e pode adoçar com mel.

 

 

Finalizando…

O chá de limão com gengibre não precisa ser tomado apenas quando estamos com gripe, pois seus benefícios vão muito além, suas propriedades melhoram a imunidade favorecendo uma melhora geral na saúde.

 

Esperamos que o nosso post de hoje tenha sido útil para vocês e respondido suas dúvidas!

Compartilhem e comentem sempre que quiserem!

Até a próxima!

 

Referências

Ambika Murugesan , B. Sivapathasundharam;   Inhibitory eff ects of ginger extract on Candida albicans, Staphylococcus aureus and Lactobacillus acidophilus.. International Dental & Medical Journal of Advanced Research (2016), 2, 1–5

Melo, E.A., Maciel, A.I.S., Lima, V.L.G.L., Nascimento, R.J. (2008) Capacidade antioxidante de frutas. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, 44(2):193- 201.

Fonte: (Dicas de Treino)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail