INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
BOA FORMA

Flacidez: Ataque triplo para acabar de uma vez com ela

A flacidez é uma problema que incomoda muita gente. Quem nunca encolheu o braço na hora de dar tchauzinho que atire a primeira pedra. E apesar de ter suas influências genéticas e hormonais, se não cuidarmos, com o tempo a pele e os músculos perdem tonicidade e elasticidade. Além disso, o ganho de peso é pior ainda: a gordura acumulada é mais uma vilã e contribui para o efeito “tudo caído”.

Contudo, adotar os hábitos alimentares, exercícios e tratamentos certos vai ajudar, e muito, a combater a flacidez corporal de forma eficiente. Conversamos com uma nutricionista, um educador físico e um médico para descobrir as novidades e métodos eficazes para você vencer essa batalha. Vem com a gente! E se prepara porque este vai ser o seu verão.

 

A alimentação contribui para a flacidez

Mesmo que indiretamente. A inflamação crônica, presente no organismo de muita gente e causada pela má alimentação, dificulta a renovação celular. “E reduz as atividades funcionais das células dos tecidos dérmico e subcutâneo, comprimindo vasos sanguíneos e linfáticos”, alerta Juliana Pandini, nutricionista e especialista em nutrição esportiva. “Causa, além da flacidez, celulite, deposição de gordura em diversas células, acne e envelhecimento precoce”, complementa.

 

É claro que os fatores genéticos, hormonais e sedentarismo também têm sua parcela de culpa. Mas os maus hábitos alimentares enchem o nosso prato (e corpo, consequentemente) de toxinas e substâncias inflamatórias e pronto: ponto para a flacidez (tanto cutânea quanto muscular, viu!) e o envelhecimento precoce.

flacidez
Alimentos antioxidantes contribuem para combater a flacidez. Imagem: reprodução/shutterstock

Como solução, o jeito é cortar alguns alimentos do cardápio mesmo. “Os embutidos (como a salsicha), as carnes gordas, o leite integral, os doces e refrigerantes, alimentos refinados (como a farinha e o açúcar brancos) e os enlatados, além de serem pró-inflamatórios, tendem a acidificar o organismo”, explica. Que tal dar adeus aos industrializados em geral e começar a consumir mais alimentos naturais?

 

O problema é que as prateleiras dos mercados podem nos enganar, alerta a nutricionista. “Alguns alimentos pouco calóricos apresentam um teor tóxico elevado — oriundo de corantes, conservantes, agrotóxicos, fertilizantes, metais pesados, hormônios e medicamentos”. Com isso, dá-lhe efeito reverso: eles acabam promovendo um maior ganho de peso do que se você optasse por alimentos ricos em energia, mas dotados de propriedades funcionais anti-inflamatórias e antioxidantes.

“Nesse sentido, o consumo de gelatina dietética pode realmente engordar mais do que o de abacate”, confirma Juliana. Viu como nem tudo na vida se resume em contar e cortar calorias?

flacidez
Frutas vermelhas e as cítricas são ótimas fontes de antioxidantes para combater a flcaidez. Imagem: reprodução/shutterstock

O que comer

Invista em alimentos naturais, orgânicos e com um potencial anti-inflamatório, como é o caso de:

 

  • Abacate
  • Azeite de oliva (extravirgem)
  • Peixes como a sardinha e o salmão
  • Sementes de linhaça e chia
  • Frutas: uvas, frutas vermelhas, romã, amora-preta, maçã, tomate, melancia, goiaba
  • Legumes, principalmente brócolis e couve-flor,
  • Hortaliças e cereais integrais
  • Chá verde, gengibre, cúrcuma e pimenta-vermelha (os famosos termogênicos)
  • Própolis
  • Soja

 

 

Exercícios físicos que ajudam a combater a flacidez

A flacidez muscular também deve ser combatida. E com muito treino de força, que, além disso, ainda evita que a pele fique flácida quando você perde peso rapidamente. Pedimos para Mike Costa, educador físico e professor na rede Cia Athletica, de São Paulo, nos ensinar o treino certeiro para fortalecer a musculatura em áreas vitais . Olha o que ele passou para nós:

 

Para o abdômen:

flacidez
Quem já ficou nessa posição sabe o que é parar no tempo, não é mesmo? Mas a questão é que ela ajuda a combater a flacidez. Imagem: reprodução/shutterstock

Ponte ou prancha ventral – 3 séries de 30 segundos

O que trabalha: exercício que serve como estabilizador, e é excelente para trabalhar a musculatura profunda do abdômen e quadril.

Como fazer: em um colchonete com a barriga para baixo, apoie seus cotovelos; eles devem ficar alinhados com os ombros.

Depois eleve o quadril, mantenha-se apoiada apenas pelas pontas dos pés e pelos cotovelos.
Contraia bem o abdômen. O quadril deve ficar alinhado com o tronco (nunca levantado demais e nem muito para baixo).

 

Abdominal mobilizador de tronco – 3 séries de 15 a 20 repetições cada

O que trabalha: reto abdominal, oblíquo interno e externo.

Como fazer: apoie as costas no colchonete e coloque as mãos atrás da cabeça ou os braços cruzados no peitoral. Apoie os pés no chão e os traga para perto dos glúteos, de modo que os joelhos fiquem flexionados.

Eleve o seu tronco em sentido aos joelhos, e retorne lentamente à posição inicial.

 

Para os glúteos: 

flacidez
Não tem problema: não precisa começar com um peso desses! O exercício é bom para combater a flacidez dos glúteos. Imagem: reprodução/shutterstock

Agachamento livre com barra – 3 séries de 12 repetições cada

O que trabalha: quadríceps, posteriores de coxa, panturrilhas, glúteos, abdominais e paravertebrais.

Como fazer: afaste as pernas depois da linha dos ombros, com as pontas dos pés levemente para fora. Mantenha a coluna ereta e abdômen contraído.

Agache jogando o quadril para trás. À medida que for descendo, incline um pouco o tronco para frente.

flacidez
Mais um muito bom para a flacidez dos glúteos. Imagem: reprodução/shutterstock

Afundo com halteres — 3 séries de 12 repetições cada

O que trabalha: quadríceps, posteriores de coxa, panturrilhas, glúteos, abdominais e paravertebrais.

Como fazer: inicie em pé com um halter em cada mão, com uma das pernas à frente do corpo, de maneira que quando você flexionar o joelho, ele forme um ângulo de 90º.

Flexione o joelho e desça lentamente e em seguida retorne próximo à posição inicial.

O pé da frente deve ficar totalmente apoiado no chão, enquanto o de trás deve permanecer com o calcanhar elevado.

 

Para os braços: 

flacidez
Agora é a vez dos braços ficarem sem flacidez. Imagem: reprodução/shutterstock

Bíceps: rosca direta com halter — 3 séries de 12 repetições cada

O que trabalha: bíceps, braquial, braquiorradial, deltóide anterior e antebraço.

Como fazer: em pé, com os joelhos levemente flexionados, segure um halter em cada mão, mas mantenhas as costas eretas e os braços estendidos.

Olhando para frente, com os cotovelos fixos ao lado do corpo, inicie o levantamento do pesinho flexionando os cotovelos.

Em seguida desça o halter controladamente até a posição inicial.

flacidez
O pulley é bom para combater a flacidez nos braços e fortalecer o tríceps. Imagem: reprodução/shutterstock

Tríceps: Pulley tríceps corda — 3 séries de 12 repetições cada

O que trabalha: tríceps braquial

Como fazer: em pé, mantenha a coluna reta, mas permita uma leve inclinação do tronco para frente.

Inicie o movimento estendendo os braços e mantendo os cotovelos fixos ao lado do corpo.

Ao estender completamente os braços, pare por um instante e retorne à posição inicial.

 

O ideal é que você faça o treino duas vezes por semana, com um dia de descanso intercalado entre eles.

 

 

Mas eu quero resultados rápidos!

É para já! O dermatologista Abdo Salomão Júnior, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, nos contou tudo sobre uma novidade que promete. É a máquina Total Sculptor, que associa criolipólise, ultrassom macrofocado e a corrente de estímulo muscular.

 

Bom, com tantas ações de uma vez só no corpo, teremos que explicar por partes o que cada uma das funções fazem. Por isso, senta que lá vem história:

 

Começando pela criolipólise. O aparelho congela as células de gordura e as destrói. No mesmo instante, a corrente de estimulação muscular começa a agir, garantindo músculos mais trabalhados com você parada.

 

“O grande objetivo é fazer com que o corpo, ao mesmo tempo em que perde gordura, ganhe músculo. O músculo contrai, e no mesmo instante o organismo acaba precisando de energia, queimando gordura”, explica o médico.

 

Depois, o favorito dos congressos de dermatologia entra em ação: o ultrassom macrofocado. Ele derrete as células de gordura (que já estavam bem juntas e enrijecidas pelo frio da criolipólise) ao vibrar intensamente. E Abdo garante que os resultados são incríveis com uma sessão — perda de medidas e da flacidez.

 

Ele também afirma que o aparelho não é nada invasivo para o paciente, costuma não doer muito e deixa você livre para correr, ir à praia e até fazer o treino contra a flacidez que passamos. Se for tomar sol, é só caprichar no protetor.

 

 

 

 

Fonte: (My Beauty)

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail