INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
BOA FORMA

Benefícios da Vitamina D para ganho de massa muscular

Muito já se estudou a respeito da vitamina D e muito já se sabe sobre ela, porém ela continua nos surpreendendo sobre suas funções e benefícios, uma de suas ações recentemente descobertas é que ela ajuda na produção de músculos e na recuperação pós treino, portanto é possível a utilização do organismo da vitamina D para ganho de massa muscular.

Essa vitamina que pode ser chamada também de pré hormônio porque regula várias funções do organismo, é sintetizada pela pele através da exposição à luz solar ou  pode ser adquirida através de alguns alimentos, porém a forma em que ela é melhor disponibilizada para o organismo é pela pele.

Outra maneira de adquiri-la é através da suplementação quando a sua deficiência é diagnosticada através de exame de sangue.

Sua síntese tem relação com o colesterol dos alimentos, que produz um substrato que fica armazenado na pele, este substrato é transformado em uma substância chamada colecalciferol ou vitamina D3.

A vitamina D3 é a forma inativa da vitamina D, quando chega ao fígado sofre metabolização e é sintetizada em vitamina D também chamada de calcitriol.

A vitamina D está diretamente relacionada com  a absorção e fixação do cálcio nos ossos, além de outras funções.

A vitamina D para melhora da performance esportiva foi percebida em 1927 em atletas de natação,

quando um treinador na Alemanha expôs seu time a exposição de lâmpadas de luzes ultravioletas e foi percebido pelos nadadores um aumento na velocidade, força e melhora no condicionamento físico.

De lá para cá muito se evoluiu e os estudos mais recentes trazem outras descobertas.

Continue aqui e veja o que tem de novo sobre a vitamina D para ganho de massa muscular!

Vitamina D, Testosterona e Massa Muscular

A vitamina D é lipossolúvel (solúvel em esteroides e gorduras), tem semelhança com a estrutura química de hormônios como a testosterona (esteroide), alguns estudos demonstraram a capacidade da vitamina D se unir a receptores androgênicos (receptores ativados pela testosterona e didrotestosterona)

Com esta capacidade a vitamina D pode promover o ganho de massa muscular, pois a testosterona é um hormônio que aumenta a síntese de proteínas no músculo e promove o aumento de massa muscular.

Os pesquisadores acreditam que existam duas hipóteses para explicar a ação da vitamina D sobre a testosterona.

A primeira seria porque a vitamina D inibe a produção da enzima Aromatase que é a enzima que transforma a testosterona em estrogênio.

A segunda está relacionada as células que sintetizam testosterona terem receptores para a vitamina D, fazendo com que aconteça aumento na produção de testosterona.

Ainda em relação a testosterona e a vitamina D, um estudo realizado com 2.200 homens divididos em 2 grupos, demonstrou que no grupo dos homens com menores níveis de vitamina D também tinha níveis menores de testosterona, enquanto que o outro grupo com níveis maiores de vitamina D também apresentavam níveis maiores de testosterona.

Neste mesmo estudo ficou demonstrado que quando há níveis satisfatórios de vitamina D, há também menores quantidades da proteína SHBG, esta proteína se liga a testosterona e torna o hormônio biologicamente inativo, a parte circulante de testosterona que não se liga a esta proteína fica ativa.

Percebeu-se então que quanto mais vitamina D menor produção da SHBG, proteína que inativa a circulação da testosterona, deixando então uma maior quantidade de testosterona livre ativa.

Assim, a vitamina D não só aumenta a produção de testosterona, mas também aumenta a atividade da testosterona, diminuindo influência inibidora da SHBG na testosterona.

A  ação da vitamina D para o ganho de massa muscular então está diretamente ligada no aumento da produção de testosterona.

Vitamina D e expressão genética e massa muscular

A vitamina D pode ainda ativar um receptor regulador da expressão de vários genes que estão relacionados com o crescimento muscular e força.

Estudos também demonstraram que a vitamina D melhora a performance aeróbica pois tem participação indireta no VO2 máximo que é a capacidade de consumir ao máximo o oxigênio inspirado durante os exercícios.

Revisões bibliográficas realizadas a respeito da vitamina D para o ganho de massa muscular puderam demonstrar que existe relação entre os níveis da vitamina D ativa e aumento de força e massa muscular após exercícios físicos regulares.

A vitamina D é importante não apenas para o ganho de massa como também para a recuperação pós treino.

 

Onde encontrar vitamina nos alimentos

A vitamina D proveniente dos alimentos é encontrada nos seguintes alimentos:

Salmão, ostra, sardinha e atum (frescos e enlatados);

Gema de ovo;

Fígado;

Leite e derivados;

# Cogumelos frescos;

Sementes de abóbora, gergelim e girassol;

Laranja;

# Verduras como couve e brócolis.

A deficiência da vitamina D é muito comum, estima-se que mais da metade da população mundial possa ter essa deficiência principalmente em decorrência da falta da exposição ao sol.

Em países com menos sol durante o ano como na Inglaterra há um índice bem alto desta carência.

Nos países com sol a maior parte do ano o índice de deficiência é um pouco menor, mas existe em uma boa parte da população pois para que haja uma absorção adequada é preciso que o sol esteja forte e justamente nestes horários há maior riscos para a pele, pois é aconselhável que não se use o filtro que impede passagem dos raios ultravioletas para a pele.

A maneira de prevenir a deficiência em meses de inverno fica por conta então da alimentação, porém para que haja uma qualidade da vitamina D nos alimentos vai depender do solo onde foi plantado o alimento no caso dos  vegetais.

Quando tomar o suplemento?

O suplemento da vitamina D será prescrito sempre pelo médico que irá determinar a real necessidade de cada um.

A pesar dos muitos benefícios desta vitamina, se em quantidade excessiva no organismo provoca uma alta absorção de cálcio que causa efeitos colaterais graves, pois possibilita a formação de cristais de cálcio nos rins, podendo levar o indivíduo a uma insuficiência renal grave a ponto de ter que passar por hemodiálise.

Mesmo que as vantagens da vitamina D sejam inúmeras e mesmo que você seja um atleta e acredite que precisa da vitamina D para ganho de massa muscular nunca tome este suplemento por conta própria.

Vitamina D ajuda na Perda de Peso e previne Diabetes e o Cancer

A vitamina D favorece prolonga a sensação de saciedade e ajuda a acelerar o metabolismo, tornando assim mais fácil o emagrecimento.

Esta vitamina protege  a saúde do pâncreas, órgão produtor da insulina, o hormônio que controla a glicose sanguinea, com níveis adequados de vitamina D o pâncreas libera maior quantidade de insulina fazendo com que a quantidade de glicose no sangue seja menor.

A vitamina D participa do processo da apoptose (morte das células) , isso faz com que ela reduza a formação de células diferenciadas que são causadoras dos processos iniciais do câncer, ela também tem poder antioxidante e protege o sistema imunológico.

Estudos indicam que níveis satisfatórios de vitamina D evita o aparecimento do cãncer de mama,renal, colorretal e de próstata.

Por  todos estes benefícios para a saúde e ainda pela capacidade da vitamina D para o ganho de massa muscular vale a pena investir nos banhos de sol e numa alimentação rica em alimentos com essa vitamina.

Onde encontrar o Suplemento de Vitamina D?

Diante de tudo que foi exposto podemos concluir que a exposição ao sol é imprescindível para a produção da vitamina D no nosso corpo e também não poderão faltar os alimentos fonte desta vitamina.

Quando esta vitamina está deficiente é importante suplementar para manter a saúde e evitar muitas doenças ou para dar um Up na perda de peso.

E para garantir um uso com referências seguras deste suplemento, indicamos o suplemento da Growth Supplements, que é uma das marcas mais confiáveis presentes no mercado – ela é regularizada pelos órgãos responsáveis e tem um dos laudos mais transparentes do país.

 

 

 

Fonte: (Meu Estilo)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail