INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
BOA FORMA

Gelo, piscina e mais: como recuperar os músculos depois da maratona de carnaval

O carnaval acabou e você se esbaldou na folia. Agora, o corpo pede um descanso e mostra os sinais do esforço. É comum sentir dores e sonolência, por exemplo. “A musculatura de grande parte das pessoas não está preparada para essa sobrecarga que acontece durante o carnaval”, explica Emerson Lessa, fisioterapeuta e coordenador do Centro de Reabilitação do Hospital 9 de Julho. 

Depois de tanta folia no carnaval, é hora de relaxar e cuidar do corpo

shutterstock

Depois de tanta folia no carnaval, é hora de relaxar e cuidar do corpo

Mas é possível driblar esses sinais e recuperar os músculos, afinal, no final de semana ainda tem o desfile das campeãs do carnaval . Então anote as dicas do especialista:

1. Hora de dormir

Para começar, Lessa indica colocar o sono em dia. "Quando dormimos, nosso organismo gasta menos energia e isso auxilia na recuperação das lesões. Além disso, durante o sono o organismo libera o hormônio GH que auxilia no reparo muscular”, afirma o médico. Ele lembra que o músculo precisa de pelo menos 24h de repouso para se recuperar.

 

2. Beba água 

Se durante a folia era importante se manter hidratado para ter pique, o mesmo vale para o pós-carnaval. Ingerir líquidos ajuda a recuperar o corpo depois de esforço e algumas bebidas a mais. "Se não me hidrato adequadamente, acabo prejudicando a eliminação de toxinas do organismo. A desidratação prejudica a recuperação celular e assim pioram as dores e a sensação de fadiga muscular", explica Lessa. O fisioterapeuta indica o consumo de dois litros de água por dia. 

3. Cuide da alimentação 

Lessa ainda diz que alimentos como massas, pães, arroz, batata e mel ajudam a repor os níveis de carboidrato no organismo e a recuperar os músculos . "O carboidrato é importante para manter os níveis de glicogênio muscular e hepático", fala o médico. 

4. Caminhada, piscina e gelo para se recuperar

Nesse momento, também vale apostar em atividades leves, que ajudem na recuperação muscular e, com isso, melhoram as dores pelo corpo. Emerson Lessa lista algumas opções: 

Caminhada
Thinkstock Photos
Caminhada

 

Atividade física de baixo impacto: um trote leve ou uma caminhada auxiliam na dissipação do ácido lático e no relaxamento muscular;

Natação
Thinkstock/Getty Images
Natação

 

Piscina: uma caminhada dentro d’água, uma natação leve ou uma hidroterapia recreativa auxiliam na diminuição da sobrecarga articular, no relaxamento muscular e na função circulatória;

Gelo
Getty Images
Gelo

 

Gelo: quando ocorre uma lesão após trauma ou sobrecarga, membrana que envolve o músculo é afetada e o líquido intracelular entra em contato com o músculo, causando edema e odores. Para evitar que isso aconteça, é indicado compressas de gelo (dependendo do local da lesão) de 10 a 20 minutos de três a quatro vezes ao dia;

Massagens
Thinkstock/Getty Images
Massagens

 

Massagem: ela ajuda a aumentar a circulação sanguínea e proporciona relaxamento muscular, auxiliando na eliminação das substâncias que ajudam na destruição das células musculares e melhorando a sensação de fadiga e cansaço;

Alongamento
Thinkstock
Alongamento

Alongamentos: exercícios que provocam o alongamento do músculo também podem auxiliar na circulação sanguínea e no relaxamento muscular depois da folia do carnaval. No entanto, é importante que esse alongamento seja leve, para não piorar a dor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Delas)

 


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail