INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
BOA FORMA

Treino HIIT emagrece mesmo? Em quanto tempo?

Muito se ouve falar sobre treino HIIT e seus milagres para  perda de peso. Se usado da forma correta, o treino HIIT pode ser de fato um poderoso aliado na perda de peso.
Vamos discutir abaixo os benefícios e riscos desse tipo de exercício, além de mostrar se o treino HIIT emagrece mesmo, analisando sua eficácia para quem busca a redução da gordura corporal.

Treino HIIT

O treino HIIT é um treinamento de alta intensidade intervalado, da sigla em inglês “High Intensity Interval Training”. Uma das maiores vantagens do treino HIIT é que você não precisa ter equipamentos específicos. É possível fazê-lo com exercícios cardiovasculares simples.

 

Outro grande benefício deste treino é a promessa de que você vai perder peso, desenvolver músculos, melhorar seu metabolismo e, além disso, seu corpo continuará queimando calorias por até 2 horas após o término do exercício.

A técnica

O treino consiste basicamente em escolher um exercício cardiovascular de alta intensidade e intervalar essa atividade com um exercício menos intenso, que será o seu período de recuperação, repetindo o processo por um tempo determinado.

 

Já sabemos que a prática regular de exercícios aeróbicos é um componente necessário para um estilo de vida saudável e bastante eficaz para a perda de peso. Porém, muitas pessoas costumam ficar entediadas pois esses exercícios sempre são repetitivos.

O treinamento HIIT é uma maneira de sair da rotina, pois são treinos geralmente mais rápidos que o usual, combinam breves explosões de atividade física, onde o atleta deve dar o seu máximo esforço, intervalados com um treino regular.

Resumindo, trata-se de um exercício em que você alterna entre período de total esforço e baixo esforço que deve te ajudar a queimar mais calorias em menos tempo de treino.


Os intervalos de alta intensidade visam empurrar o seu corpo em direção aos seus limites metabólicos, enquanto que os intervalos de baixa intensidade permitem que ele se recupere.
 

Fundamentos

Mas afinal, o que está por trás do sucesso dessa técnica? A prática de treino HIIT emagrece mesmo?

Quando falamos de treino HIIT, muitas pessoas começam a argumentar sobre o VOmáximo, que nada mais é que uma medida do volume máximo de oxigênio que seu corpo é capaz de usar. Este volume é um fator muito importante na determinação do seu nível de resistência.

Estudos mostram que é preciso alcançar entre 80 a 100% do seu VOmáximo durante os intervalos de alta intensidade para obter os benefícios do HIIT. Porém, não é possível medir isso durante o treino. Uma boa aproximação é perceber quando o seu nível de esforço é tanto que seu corpo não consegue mais inspirar tanto ar como deseja, fica impossível manter uma conversa, por exemplo. Para a maioria das pessoas, quando isto é alcançado, ela está usando cerca de 90% do seu esforço total.

Portanto, seu objetivo é alcançar esse nível de esforço durante os períodos de alta intensidade e sustentá-lo por alguns minutos. O tempo depende de qual tipo de treino HIIT você está seguindo, pois existem inúmeros protocolos.

Vários estudos conduzidos por instituições dos EUA e Austrália como Universidade Laval, Universidade Estadual East Tennessee, Faculdade de Medicina Baylor e Universidade de New South Wales mostram que as sessões cardio mais intensas e de alta intensidade resultam em maior perda de gordura ao longo do tempo do que sessões mais longas e de baixa intensidade. Isso se deve à maior quantidade de calorias queimadas durante os treinos HIIT, resultando em maior perda de gordura.

Como funciona o treino HIIT

– Tipos de Intervalo

O treinamento intervalado de alta intensidade funciona basicamente alternando entre atividades aeróbicas e anaeróbicas. Durante o intervalo moderado, seu organismo está trabalhando de forma aeróbica, usando oxigênio para fornecer energia ao corpo. Quando você aumenta drasticamente a intensidade por um curto período de tempo, o corpo exige mais energia do que você consegue obter através da respiração. Deste modo, seu organismo muda para o modo anaeróbio, no qual começa a queimar carboidratos armazenados para obter energia.

PUBLICIDADE


Este modo anaeróbio é a peça chave no treino HIIT, mas não pode durar muito tempo, então você deve alternar para um ritmo moderado voltando para o modo aeróbico. Isso dá ao seu corpo a chance de se recuperar antes do próximo intervalo intenso.

– Recuperação

No treinamento HIIT, o período de recuperação é aquele que chamamos de recuperação ativa, o que significa que você se move em um ritmo moderado enquanto se recupera.

Isso é bastante eficaz porque evita que o corpo se recupere completamente e ajuda a manter a frequência cardíaca mais alta durante o treino, aumentando também a queima de calorias.

– Benefícios

O HIIT tem diversos benefícios, e a maioria deles só é alcançada quando o indivíduo realmente se empenha no intervalo de alta intensidade.

Em primeiro lugar, você queima mais calorias quando sua frequência cardíaca aumenta porque você precisa usar mais energia para manter o ritmo intenso. A mudança entre intervalos de esforço extremo e esforço moderado ensinam o seu corpo a usar o sistema anaeróbio de maneira mais eficiente do que um exercício de alta intensidade sem intervalos regulares.

Isso porque os intervalos de descanso moderados ajudam seu organismo a metabolizar os resíduos musculares de forma mais eficiente, levando a menos dores e cólicas, por exemplo. Além disso, o treinamento intervalado de alta intensidade ajuda a aumentar a quantidade de oxigênio que você pode obter através da respiração, permitindo que você respire mais e obtenha mais oxigênio para seus músculos sem sentir falta de ar.

Todos esses benefícios ajudam você não só a melhorar sua resistência física em qualquer tipo de treino, mas também provará que o treino HIIT emagrece mesmo.

  •  

Queima de gordura

Como já foi dito, o treino HIIT envolve diversos intervalos curtos de alta intensidade seguido de períodos de recuperação mais lentos. O grande objetivo é usar até 90% do seu esforço máximo, deixando o seu organismo trabalhar no modo anaeróbico. Esse modo é o que realmente potencializa a queima de gordura, já que neste intervalo o seu corpo é mais eficiente ao produzir energia através das reservas de carboidratos no organismo.

– Pós combustão

O HIIT também ajuda bastante na perda de peso através do efeito de queima de pós combustão. Mas o que isso significa? Os seus intervalos explosivos e intensos ajudam a construir e fortalecer músculos. Isso aumenta sua taxa de metabolismo basal, que é o seu metabolismo em repouso. Isso significa que mesmo sentado no sofá, você continuará queimando calorias após o seu treino ao longo do dia.

– Como potencializar o HIIT

Para maximizar os benefícios desse treino, o ideal é focar na intensidade. Você deve realmente tentar realizar o seu esforço máximo durante o intervalo de alta intensidade para obter melhores resultados.

– Riscos

Claro que se não realizado da maneira correta, todo treinamento apresenta um risco, e com o treino HIIT não é diferente. Profissionais recomendam que não se deve abusar desse tipo de treino de alta intensidade. Ele não deve ser realizado mais do que duas vezes por semana para evitar o risco de lesões, por exemplo.

Treino HIIT para iniciantes

Se você procura criar uma rotina de treino HIIT mas não sabe por onde começar, aqui seguem 5 coisas importantes que você deve considerar:

  1. Tipo de cardio;
  2. Duração dos treinos;
  3. Frequência dos exercícios;
  4. Duração e a intensidade dos intervalos de alta intensidade;
  5. Duração e a intensidade dos intervalos de baixa intensidade.

– Tipos de cardio

Os tipos de exercícios cardiovasculares mais eficazes para o treino HIIT são o ciclismo, a corrida e o remo. Dentre eles, o mais simples de começar é a corrida, pois não precisa de nenhum tipo de equipamento a não ser o seu corpo.

– Duração dos treinos

O ideal é evitar exageros. Uma boa dica é começar seu treino com 2 a 3 minutos de aquecimento de baixa intensidade. Em seguida, faça de 20 a 30 minutos de exercício HIIT e termine com alguns minutos de exercício de baixa intensidade. Não há necessidade de mais tempo que isso por sessão para comprovar que o treino HIIT emagrece mesmo de forma eficaz.

– Frequência dos exercícios

A frequência depende de seus objetivos imediatos e quais outros tipos de exercícios você já está fazendo. Assim, você deve equilibrar os exercícios de força e resistência como musculação com o treino HIIT.

 


Se você deseja perder gordura rapidamente, você não precisa fazer mais de 4 a 7 horas de exercícios totais por semana. Deste modo, você não deve nem precisa ultrapassar 2 horas de HIIT por semana. Para uma pessoa que está começando, 1 hora de HIIT por semana, isto é, cerca de 20 minutos até 3 vezes por semana é mais do que o suficiente para observar resultados.

– Duração e intensidade dos intervalos

O objetivo do HIIT é ser um exercício simples e intenso. A principal diferença entre os intervalos de alta e baixa intensidade deve ser a sua velocidade, e não a quantidade de resistência utilizada. Ou seja, você deve aumentar e diminuir a resistência, mas não quase tanto quanto você aumenta e diminui sua velocidade.

Em primeiro lugar, você deve determinar qual o seu tempo máximo. O tempo máximo é o maior período de tempo em que você consegue manter o esforço máximo no treino de alta intensidade. Para atletas bem preparados, esse tempo quase nunca ultrapassa 3 minutos.

Portanto, os intervalos de alta intensidade geralmente devem ter cerca de 90 a 120 segundos de duração seguidos de 90 a 120 segundos de intervalos de baixa intensidade.

– Tempo de descanso

Existem duas maneiras de tornar o HIIT mais difícil. Um deles é aumentar o tempo dos intervalos de alta intensidade e o outro é diminuir o tempo de descanso.

O mais eficaz é trabalhar o aumento dos intervalos de alta intensidade por um tempo maior, porque nesse intervalo você estará de fato queimando calorias. Quanto ao tempo de descanso, o recomendado é que você não encurte demais pois o seu organismo necessita desse tempo de recuperação.

Treino HIIT emagrece mesmo?

Um estudo realizado pela Universidade do Oeste de Ontário, no Canadá, mostrou o quanto um exercício HIIT é eficaz na perda de gordura.

Os cientistas selecionaram 10 homens e 10 mulheres que treinam 3 vezes por semanas e os dividiram em 2 grupos iguais. O primeiro grupo realizou de 4 a 6 sprints de 30 segundos, com 4 a 6 minutos de recuperação ativa cada, enquanto que o outro grupo correu em um ritmo moderado e estável de 30 a 60 minutos.

Após 6 semanas de treinamento, o grupo em que os indivíduos faziam intervalos de baixa intensidade perderam mais gordura que o outro grupo. Os mecanismos exatos por trás do treino HIIT ainda não são totalmente compreendidos pela ciência, mas os pequisadores afirmam alguns fatores destacados abaixo:

  • Aumento da taxa metabólica de repouso até 24 horas após o exercício;
  • Maior sensibilidade dos músculos à insulina;
  • Níveis mais altos de oxidação da gordura;
  • Dificuldades significativas nos níveis do hormônio do crescimento, aquele que ajuda na perda de gordura, e nos níveis de catecolaminas, substâncias que o organismo produzir para transportar as gorduras para onde deve ocorrer a queima das mesmas;
  • Supressão do apetite após o exercício.

Se o seu objetivo é não somente emagrecer, mas perder gordura e manter a massa magra, o exercício pode ser um ótimo aliado.

Em quanto tempo traz resultados?

Diversos fatores determinam em quanto tempo o treino HIIT emagrece mesmo. Se for seguido à risca, juntamente com uma dieta saudável e equilibrada e outros hábitos que favoreçam a saúde e perda de peso, é possível observar uma significativa redução de gordura corporal com 2 a 3 semanas de prática.

 
 
 
 
 
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Mundo Boa Forma)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail