INÍCIO     QUEM SOMOS     GALERIA DE FOTOS    NOTÍCIAS    VÍDEOS GERAL    VÍDEOS SAÚDE    VÍDEOS FLASH BACKS    CONTATO
BEM ESTAR

Evite dores nos músculos

Entre os motivos que causam as dores musculares, está o estresse. Ele provoca alterações

em hormônios, como o cortisol, tornando a pessoa mais suscetível à sensação de dor. 

Foto: Shutterstock

dor muscular geralmente está relacionada ao processo de recuperação do tecido muscular após umesforço mais intenso. Em pessoas que há muito tempo estão sem fazer exercício e que subitamente resolvem se envolver em algum tipo de atividade, além de suas capacidades, ela pode ser bastante desconfortável. A sensação também pode aparecer em quem tem o costume de treinar, só que de forma bem mais branda e por mais ou menos um ou dois dias, sem causar maiores complicações.

As causas variam. A dor que surge depois da atividade na academia e que exigiu um esforçosignificativo do organismo, como uma aula de spinning ou um treino de musculação, e é o resultado do acúmulo de substâncias, entre elas o ácido lático, na musculatura. Em outras situações as dores musculares surgem somente após 24 ou 48 horas. “Neste caso, ocorre uma condição conhecida como dor muscular tardia e está relacionada com o surgimento de lesões microscópicas no músculo, juntamente com um quadro de inflamação”, explica Gustavo Casimiro, professor do Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Nas situações em que a dor é decorrente de um movimento brusco que fazemos durante a atividade física, o que pode ocorrer é uma contratura, ou seja, o músculo se contrai e não volta ao seu estado normal de relaxamento. Outra possibilidade, segundo Casimiro, “é o surgimento de alguma distensão muscular que ocorre por causa de uma ruptura de fibras musculares em algum ponto da unidade músculo-tendinosa por um esforço excessivo ou por estresse”.

O problema do cortisol

Pois é, o estresse também pode ser uma das razões das dores musculares. É que ele pode provocaralterações em hormônios como o cortisol e nestes casos tornar a pessoa mais suscetível à sensação de dor. “Esse hormônio é responsável pela quebra muscular, e esses níveis elevados agindo por muito tempo em nosso organismo nos deixa mais propensos à baixa imunidade e a um cansaço maior, dificultando a recuperação muscular”, explica Katia Casco, fisiologista e educadora física da Curves Academia (SP).

Além disso, “o estresse provoca vaso constrição periférica diminuindo a oferta de nutrientes para os músculos. A tensão muscular comprime as arteríolas e, com a diminuição da oferta de oxigênio enutrientes, os  músculos entram em fadiga”, explica José Alberto Aguilar Cortez, professor doutor da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP).

Antes da dor chegar

A melhor opção para se tentar evitar a dor muscular é buscar adiminuição das condições cotidianas que levam ao estado de estresse. “A prática de alguma forma de exercício físico também pode ser uma boa medida para combater o estresse diário."

"Uma sugestão seria que a pessoa buscasse alguma atividade do seu agrado capaz de lhe gerar sensação de bem-estar ao final da prática”, sugere Casimiro. Sabe-se que o sedentarismo entre outras coisas aumenta os riscos para o aparecimento de dores musculares e por isso deve ser combatido.

É preciso tomar cuidado também com o overtrainning, que é o excesso de treinamento e pode causar um desequilíbrio entre a quantidade de exercícios físicos e a capacidade que seu organismo tem de resposta. “Esse excesso vai causar perda de rendimentocansaçodores musculares constantes,lesões agudas e crônicasresfriados constantesinsôniairritabilidade”, afirma Katia.

 

 

 

 

Fonte: (Viva Saúde)


 

E-mail: contato@saudeeestilo.com.br / Whatsapp: (31) 99739-7676

© Saúde e Estilo 2024. Todos os direitos reservados. Webmail